Alicante celebra a chegada do verão com as Hogueras de San Juan (Fogueiras de San Juan). Rodeada de música, cor, pólvora e espetáculo, milhares de pessoas saem às ruas para vivenciar este festival que homenageia o fogo.
Para festejar o início do verão, tradicionalmente as pessoas de Alicante iam jantar no campo no dia 23 de junho: comiam produtos típicos e quando chegava a meia-noite acendiam fogueiras, dançavam em volta, disparavam foguetes e se banhavam no mar. Este costume foi mantido ao longo do tempo e em 1928 foi formalmente estabelecido como las Hogueras de San Juan.
Durante vários dias, Alicante celebra esta grande homenagem ao fogo, em que os protagonistas são autênticas obras de arte efémera: as “fogueiras”, as enormes figuras de cartão e madeira que se queimam na noite de San Juan.
No mês de maio, a rainha das festividades, a chamada “Bellea del Foc” (Beleza do Fogo), é escolhida entre as candidatas apresentadas pela comissão de cada bairro. As festividades começam oficialmente com o plantio das monumentais "fogueiras" que, com o seu ar satírico, enchem as ruas de Alicante de sagacidade e bom humor. Nesse dia instalam-se também as barracas, onde se realizam as festas populares e se provam os típicos figos e cocas, uma espécie de tarte de atum, cebola e pinhão.
Entre os atos mais representativos da festa estão a Entrada de Bandas y Comisiones, com suas respectivas “belezas” e madrinhas vestidas com trajes tradicionais; a oferenda de flores à padroeira da cidade, a Virgen del Remedio, nos dias 21 e 22 de junho; e o desfile folclórico internacional, desfile vistoso do qual participam grupos de dança de todo o mundo. Além disso, todos os dias às duas da tarde, de 19 a 24 de junho, acontecem espetáculos pirotécnicos na Plaza de los Luceros: são os barulhentos "mascletàs", que deveriam ser atendidos com tampões de ouvido, dado o estrondo causado pela pólvora e foguetes.
E, finalmente, à meia-noite do dia 24 de junho, chega o “cremà”, o momento culminante. Depois de uma extraordinária palmeira branca de fogos de artifício, as "fogueiras" espalhadas pela cidade ardem de alegria, danças e cantos, ao mesmo tempo em que os bombeiros jogam água na plateia na chamada "banya".
No entanto, a festa ainda não acabou. De 25 a 29, o concurso de fogos de artifício é realizado na praia de Postiguet, enquanto a parte antiga da cidade ganha vida com o mercado medieval e seus vários shows.