Nos próximos meses a renovação do visto de turista poderá ficar mais simples para brasileiros, hoje para o processo é necessário o comparecimento do viajante para uma nova entrevista, o que dificulta e aumenta os custos, já que na maioria dos casos não há consulado em todas as capitais.
De acordo com Adam Shub, Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo, os brasileiros que tiraram o visto de turismo e negócios (B1 / B2) para entrar nos Estados Unidos com validade de 10 anos poderão fazer a renovação automática, ou seja, não precisando mais se deslocar até o consulado.
Segundo o Cônsul, o objetivo é tornar o processo mais simples e prático. “O turista precisará preencher um formulário e, se não houver nenhuma restrição, ficará dispensado da entrevista”, disse Adam Shub.
O consulado, ainda não informou a data em que esse processo entrará em vigor, mas isso facilitará para os dois lados, já que só no consulado de São Paulo em 2019 foram emitidos 275 mil vistos, tornando assim, o 4º maior em demanda desse processo no mundo.
Agora é aguardar e torcer que esse projeto saia do papel, evitando assim, a entrevista e a necessidade de se deslocar até o consulado.