https://smarttravel.tur.br/blog/

O que é o número SEVIS? Saiba o que é antes de ir estudar nos Estados Unidos

Estudar nos Estados Unidos é uma aventura enriquecedora para qualquer intercambista que escolhe a terra do Tio San para estudar, mas os procedimentos e requisitos necessários para realizar um programa de estudo por lá, fazem com que esse sonho se transforme em um caminho cheio de processos a serem percorridos. É que uma das muitas etapas para atingir essa meta é, justamente, a obtenção do número SEVIS.

Então, se seu plano é ir estudar nos Estados Unidos, você não pode perder este post. Aqui explicamos o que é o número SEVIS e como obtê-lo, bem como o custo da taxa SEVIS I-901 e os seguintes passos para poder entrar no país das estrelas e listras como estudante. Não tire os olhos da tela, isso irá te interessa!

O que é o número SEVIS?

Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente o que é o SEVIS. Este é um enorme banco de dados que significa Student Exchange Visitor Information System. Como você pode imaginar, todos os estudantes estrangeiros que desejam estudar nos Estados Unidos devem estar registrados aqui. Ele é um sistema eletrônico do Departamento de Segurança Interna (DHS – Department of Homeland Security) dos Estados Unidos que é usado para armazenar as informações das escolas certificadas SEVP, dos estudantes F1 e M1 no país (e também dos estudantes J1, como é o caso do programa de Au Pairs).

Já o número SEVIS, também conhecido como SEVIS ID, é um numeral gerado especificamente para cada novo aluno. Funciona como uma espécie de identificação que pode ser rastreada dentro do banco de dados e que servirá como representação do aluno perante os Departamentos de Imigração e Segurança Interna dos Estados Unidos.

Quem precisa do número SEVIS?

Todos os estudantes internacionais que desejam estudar nos Estados Unidos devem obter seu SEVIS ID. Seu país de origem não importa. Se você é um estudante internacional, é imprescindível concluir o processo.

Cuidado!

Somente os novos alunos precisam processar seu SEVIS ID. Se você já foi estudar nos Estados Unidos em algum momento e, depois de um tempo, quer embarcar nessa aventura novamente, não é necessário obter um novo número SEVIS.

Todos os estudantes internacionais que desejam estudar nos Estados Unidos devem obter seu SEVIS ID.

Como conseguir meu número SEVIS?

A obtenção do SEVIS ID é um dos primeiros passos para obter um visto de estudante para os Estados Unidos. Na verdade, é necessário ter seu número SEVIS e ter pago a taxa SEVIS I-901 antes mesmo de iniciar o processo de visto.

Matricule-se em uma escola certificada

Antes de tudo, você deve ser admitido em uma instituição de ensino certificada pelo SEVP – Student and Exchange Visitor Program (Programa de Estudantes e Intercambistas). No momento em que sua admissão se torna oficial, a escola envia todos os seus dados diretamente para o banco de dados do SEVIS.

Lembre-se que as escolas se encarregam de fazer toda a sua investigação de antecedentes criminais, capacidade de pagamento do curso e todos os dados que geralmente são solicitados para você estudar nos Estados Unidos. São justamente os dados dessa investigação que são enviados ao SEVIS.

Preencha o formulário I-20

Uma vez cadastrados seus dados, o banco de dados do SEVIS retornará um arquivo PDF para sua escola. Este arquivo é o seu formulário I-20 com o qual você pode solicitar o visto F-1, que é o visto de estudante para os Estados Unidos.

Depois disso, um funcionário escolar designado, ou DSO, assumirá todo o seu processo, assinará o formulário I-20 e o entregará a você. Neste formulário você encontrará seu número SEVIS pessoal.

Pague a taxa do número SEVIS

Agora com o SEVIS ID você pode pagar a taxa SEVIS I-901 e então iniciar o processo do seu visto de estudante F-1. Para isso você terá que preencher o formulário DS-160 onde solicitarão seu número SEVIS.

Quanto é o pagamento do SEVIS?

Como todos os trâmites burocráticos, a obtenção do SEVIS ID tem um custo. Esse custo específico é conhecido como taxa SEVIS I-901, ou SEVIS Fee em inglês, o custo é de US$ 350.

Lembre-se de que todo o processamento de documentos é muito caro, pois a Taxa SEVIS não é a única coisa que você deve pagar. Há também o pagamento do visto e outras despesas. Algumas instituições de ensino oferecem financiamento para que os gastos iniciais não sejam tão altos, mas a disponibilização desse auxílio depende de cada escola.

Como e quando é feito o pagamento do SEVIS?

O pagamento da taxa SEVIS I-901 pode ser feito online com cartões de débito e crédito. Para isso, você deve entrar na página I-901 SEVIS Fee e fornecer as informações do cartão.

Esse pagamento deve ser feito logo após o recebimento do formulário I-20. Observe também que esta taxa deve ser paga antes de você começar a preencher o formulário de visto F-1 DS-160.

Outro fato importante que você deve lembrar é que a taxa SEVIS I-901 é válida por 12 meses. Se o seu visto for negado, você pode solicitar novamente dentro de um período não superior a um ano sem ter que pagar a taxa novamente.

Existem exceções para fazer o pagamento do SEVIS?

Tecnicamente, todos os estudantes internacionais devem pagar a taxa SEVIS I-901, mas há algumas exceções:

Quem tem visto de turista ou visto ESTA e já está em solo americano não precisa fazer o pagamento.

Dependentes econômicos e/ou acompanhantes do titular do visto de estudante também não devem pagar a taxa do SEVIS. Ou seja, quem tem visto F-2, J-2, M-2 e derivados.

Outro grupo isento do pagamento da Taxa SEVIS são os que vão como convidados ou fazem parte de algum programa do governo.

Fora desses casos, todos os estudantes internacionais devem arcar com o pagamento.

Viva sua próxima aventura nos Estados Unidos com a Smart Travel!

Agora você já sabe como funciona o SEVIS e já domina o primeiro requisito para estudar nos Estados Unidos. Mas se em algum momento você perceber que a papelada te confunde, lembre-se que você conta com todo o suporte e experiência da Equipe Smart Travel!

Ajudamos você a planejar sua viagem do início ao fim nas melhores cidades dos Estados Unidos para que você viva uma aventura como nenhuma outra. Você só precisa encontrar a combinação perfeita entre todas as nossas experiências educacionais nos Estados Unidos e preencher o formulário! Em pouco tempo, um de nossos Consultores Estudantis entrará em contato com você.

Vamos te explicar tudo detalhadamente e tirar todas as suas dúvidas e também te apoiar em tudo o que for necessário antes da sua viagem. E quando você abrir suas asas nos Estados Unidos, estaremos sempre ao seu lado, porque um Smart nunca está sozinho. #PartiuEUA? Viva conosco o sonho americano! Nos vemos nos Estados Unidos!

About the author

Olá! Meu nome é Valéria Moreira e trabalho aqui na Smart Travel Intercâmbios. Meu objetivo é ajudar estudantes de todo o mundo a viver as melhores experiências de suas vidas em diversos destinos que oferecemos 🙌🏽. Procuro inspirar os alunos contando a história e as experiências de estudantes que podem te inspirar, mostrando o que estamos fazendo em cada destino e escrevendo sobre as cidades que oferecemos programas de estudos e dando dicas em nosso blog. Tenho uma grande paixão por aventuras, viagens, aprender novos idiomas e conhecer novos lugares e pessoas 🌏. Essa é uma das razões pelas quais estudei na Europa e atualmente trabalho na Smart Travel, para expandir meus horizontes. Espero poder inspirar você a fazer o mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *