A Ilha de Malta, além de ser um lugar com o clima bem atraente para os brasileiros, possui um mercado de trabalho cheio de oportunidades para pessoas que falam Inglês ou são multilíngues, e possuem qualificações relevantes em áreas diversas.
Para brasileiros que desejam trabalhar em Malta, é necessário obter o visto de trabalho – Work Permit. Diferente de outros lugares, é pré-requisito já ter conseguido uma vaga de emprego antes de se candidatar ao visto. A licença de trabalho é válida por até 1 ano, podendo ser renovada após o vencimento, com o mesmo empregador ou não.
As principais áreas que o arquipélago costuma oferecer a expatriados, devido à falta de profissionais locais qualificados, abrangem Tecnologia da Informação – programação e engenharia, analistas de Marketing Digital, Webdesigners, analistas de Trading, profissões do setor financeiro em geral, como contadores e diretores comerciais.
Há também uma escassez de profissionais qualificados na área de saúde, como enfermeiros.
Os setores de Turismo/Hotelaria e IGaming, os maiores e mais importantes segmentos da ilha, também oferecem colocações a expatriados. São abertas diversas vagas para operadores de call center, recepcionistas de bingos, dealers e players de poker.
As vagas são divulgadas por organizações do setor público e do setor privado, nos jornais locais e também nos sites:
- O site EURES – o portal europeu da mobilidade profissional – oferece diversas informações sobre como conseguir emprego por toda a Europa, inclusive Malta.
https://ec.europa.eu/eures/public/pt/jobseekers-dashboard.
- Jobs Plus é o portal oficial do governo, que além de ofertar as vagas disponíveis, também fornece informações sobre a legislação trabalhista em geral, regras de contratação, estatísticas do setor.
- Malta Park é um site específico da Ilha de Malta, com empregos para as diversas regiões do arquipélago: norte, central, sul e Gozo. As principais buscas são feitas na área de restaurantes e alimentação, Tecnologia da Informação, vendas, hotelaria, contabilidade, construção, finanças, área de serviços.
http://www.maltapark.com/jobs/jobs.aspx
- Personnel Resources Limited é uma empresa de recrutamento em Malta, localizada em Valetta, que ajuda a comunidade a conseguir empregos desde 1992. O serviço é gratuito para os candidatos.
http://www.prlmalta.com/home.htm
- Times of Malta, jornal local, além de anunciar carros, propriedades e outros serviços, também disponibiliza vagas de empregos em diversas empresas de recrutamento.
http://www.timesofmalta.com/careers
- Vacancy Centre é mais uma agência de recrutamento, que atua desde 1999, na busca por profissionais da área Financeira, Jurídica, Tecnologia da Informação e Games, Administração, Marketing e vendas.
Sabendo falar o idioma inglês de forma fluente, seguindo todas as orientações sobre como conseguir um emprego em Malta e fazendo a requisição da permissão de trabalho, é possível iniciar uma ótima carreira internacional, em um lugar paradisíaco, na Europa.