Provavelmente você está pensando em estudar no exterior, mas as opções são variadas e numerosas. Você pesquisa no Google e no topo dos destinos favoritos o Canadá aparece e, não é à toa, pois esse país oferece muitos benefícios. Por isso, vamos falar com você sobre as vantagens de morar no Canadá.
Depois de ler este artigo, você irá correndo fazer as malas.
Antes de fazer as malas, não se esqueça de cumprir todos os requisitos para estudar no Canadá ou, melhor ainda, para imigrar para o Canadá. Não se preocupe com os procedimentos, é para isso que estamos aqui. Desta forma, você poderá se concentrar em aproveitar esta aventura que sem dúvida será um divisor de águas em sua vida.
Tudo pronto? Não pare de ler!
10 vantagens de morar no Canadá que você irá adorar
É possível que você esteja aqui porque tem interesse em visitar terras canadenses e ficar por um tempo por lá. Se ainda tiver dúvidas, dê uma olhada nessas 10 vantagens de morar no Canadá para se convencer do porquê o Canadá é um destino muito atrativo.
1. Economia estável e oportunidades de emprego
A economia do Canadá é uma das mais fortes do mundo. Isto tem, evidentemente, repercussões em outros aspectos da sociedade: educação, saúde, taxa de emprego. Se a sua intenção, mais do que estudar, é tentar a sorte com novas e melhores oportunidades para o seu futuro, você escolheu um destino seguro.
A elevada qualidade de vida no Canadá é o resultado das suas políticas de Estado que favorecem o desenvolvimento econômico.
Estamos falando de um país membro do G7 (antigo G8, antes da exclusão da Rússia), ou seja, o grupo de países com economia industrializada e potências mundiais. Como você verá, é um indicador sólido da sua prosperidade económica.
Como já dissemos, isso se reflete em vários aspectos, principalmente, em melhores oportunidades de emprego, independentemente de você ser de um país estrangeiro.
Fato extra: segundo o relatório Melhores Países de 2020, o Canadá lidera o ranking dos países com melhor qualidade de vida do mundo pelo quinto ano consecutivo, superando Dinamarca, Suécia, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha, que também ocupam o top 10.
Mas há muito mais vantagens em morar no Canadá. Não pare de ler!
2. Sistema educacional de qualidade
Esta é, sem dúvida, uma das maiores vantagens de morar no Canadá. Se o seu plano é estudar, você também está no caminho certo. As universidades canadenses se destacam pela inovação e pela qualidade educacional, comum tanto no ensino público quanto no privado.
Mas num sentido mais amplo, a educação no Canadá é gratuita desde a pré-escola até ao ensino médio. Em níveis superiores pode variar dependendo das possibilidades e interesses. O governo canadense destina uma boa percentagem do Produto Interno Bruto ao setor da educação.
Em relação ao ensino superior no Canadá, existem institutos técnicos, escolas de idiomas e, claro, universidades. Estas últimas também possuem programas e cursos voltados para diversos ramos e níveis, como pós-graduação.
A sua duração varia, sendo a duração mínima de três anos. O grau académico máximo é o doutoramento.
A reputação da educação no Canadá é reconhecida mundialmente, ficando em 7º lugar entre os dez melhores do mundo nos testes PISA (Programa de Avaliação Internacional de Estudantes) em 2018, que são realizados a cada 3 anos.
Se a sua ambição é garantir uma formação de qualidade, este é o seu destino!
3. Boas oportunidades para estrangeiros
Curiosidade: o Canadá é um país com baixa taxa de natalidade. O que isto significa? Muitas facilidades para estrangeiros que queiram se instalar, principalmente jovens. Nesse sentido, o governo canadense incentiva a entrada de migrantes que buscam agregar valor ao país e ao seu desenvolvimento.
Para isso, existem diversos programas para imigrar para o Canadá de acordo com diversos parâmetros, como o Express Entry, o Post Graduate Work Permit e o Open Work Permit.
O Express Entry é um sistema online criado em 2015 para gerenciar com maior agilidade as solicitações de permanência de trabalhadores qualificados.
Por outro lado, o PGWP ou Post Graduate Work Permit permite que você trabalhe até três anos depois de se formar em uma universidade local, por isso muitas vezes funciona como uma transição para se tornar um residente permanente.
E o Open Work Permit concede permissão para trabalhar a qualquer empregador em um determinado período. Requer menos documentação que o Express Entry e pode ser restrito ou irrestrito dependendo da ocupação.
No entanto, você deve cumprir certos requisitos para imigrar e viver no Canadá sem problemas com a lei.
4. Ambiente multicultural
Como a maioria dos países ao longo da sua história, o Canadá foi construído como resultado de migrações. Você sabia que é o primeiro país do mundo a adotar o multiculturalismo como política nacional?
Mais uma vez na vanguarda mundial, o Canadá se destaca por promover valores positivos de igualdade.
Graças à política estabelecida pelo primeiro-ministro canadense na década de 70, Pierre Trudeau, o Canadá ainda recebe muitas pessoas de diversas partes do mundo. E reconhece a importância da migração para o seu desenvolvimento social, económico e cultural.
Hoje, Justin Trudeau dá continuidade ao legado de seu pai.
Atualmente, 1 em cada 5 pessoas no Canadá não nasceu lá, isto é, 20%. Você sabia? Em Toronto esta proporção aproxima-se dos 50% por ser uma das maiores e, portanto, cosmopolita. Estes números só são superados pela Suíça, Nova Zelândia, Luxemburgo e Austrália, segundo a OCDE.
Portanto, se você for, conhecerá muitas pessoas com quem poderá trocar experiências e obter muito mais conhecimento sobre a cultura canadense.
5. Sociedade muito aberta e inclusiva
De mãos dadas com o que falamos acima, sendo um país com tanta diversidade cultural, pode ter certeza que te esperarão de braços abertos. Essa é mais uma das grandes vantagens de morar no Canadá.
Lembre-se de que os canadenses estão bem conscientes da importância da migração, pois eles próprios têm origens diversas, tanto racial como cultural. Em cidades cosmopolitas como Toronto e Vancouver, onde reinam a inclusão e o multiculturalismo, não demorará muito para que você se sinta em casa.
A discriminação não é um problema no Canadá, seja étnica, econômica, sexual ou cultural. Segundo pesquisa publicada pelo Environics Institute, 8 em cada 10 canadenses acreditam que a migração é importante para fortalecer a economia do país.
Portanto, como migrante, você pode desfrutar da tranquilidade de estar num país com pessoas gentis, abertas e inclusivas.
6. Muita paz e segurança
Como resultado de todas as qualidades que já mencionamos, outra das grandes características do Canadá é a sua sociedade pacífica e livre de violência, com baixíssimos índices de criminalidade.
Na verdade, em 2016, o Canadá foi considerado o oitavo país mais seguro do mundo, segundo o Índice Global Peace Index (GPI). A estratégia do governo é investir na esfera social e, ao mesmo tempo, nas forças de segurança.
Embora nunca seja demais conhecer as áreas menos agitadas das principais cidades do Canadá para decidir onde se instalar.
Os pontos se somam, como você pode perceber, entre as vantagens de morar no Canadá, destaca-se que você pode desfrutar não só de igualdade, respeito e qualidade de vida, mas também de paz e tranquilidade.
7. Aperfeiçoe seu inglês e francês
Como você pode imaginar, sendo um país de língua inglesa, você pode estudar inglês no Canadá e aperfeiçoá-lo diariamente. Não à toa, lidera o ranking de destinos preferidos dos jovens que decidem estudar inglês no exterior.
Mas você também tem a possibilidade de fazer o mesmo com a língua francesa. Em cidades como Montreal, de origem e influência francesa, você pode colocar em prática.
Porém, algo a ter em mente é que se você for como estrangeiro estudar idiomas no Canadá, não poderá realizar nenhum trabalho. São regulamentações estabelecidas desde 2014. Mas tudo tem solução!
Você pode estudar e trabalhar se combinar esses cursos com outros, como Certificados, Programas de Carreira ou estudos universitários. Dessa forma, você pode solicitar o visto de estudante para também gerar renda enquanto realiza sua preparação.
Você pode fazer um curso de inglês geral ou se preparar para exames internacionais como TOEFL, IELTS e Cambridge Certificates.
As vantagens de morar no Canadá também envolvem aprender não apenas um, mas dois idiomas. Está comprovado que essa atividade traz muitos benefícios, não só para a mente, mas para a vida.
8. Proximidade se você estiver no Brasil
O Canadá não é apenas o destino favorito para migrar pela sua elevada qualidade de vida, diversidade cultural, tolerância e segurança. Além disso, está perto! Claro, relativamente, a menos que você esteja nos Estados Unidos, seu único vizinho direto.
Portanto, um fator importante na hora de estudar e trabalhar no exterior é tempo e dinheiro. Pagar um voo transoceânico, por exemplo para a Europa, não é a mesma coisa que pagar um voo para o norte do continente.
Se você decidir ficar e começar uma nova vida no Canadá, lembre-se que às vezes você vai querer visitar sua família ou vice-versa. Há quem faça isso uma vez por ano. É importante incluir a questão da distância sempre que você procurar voos baratos para o Canadá para visitar seus entes queridos ou para que eles venham vê-lo.
9. Desfrute de paisagens incríveis
Porque nem tudo é estudo e trabalho, o Canadá é uma excelente combinação de desenvolvimento urbano e paisagens naturais impressionantes. Você quer conhecer as Cataratas do Niágara? Elas estão esperando por você no Canadá!
Você sabia que o território canadense abriga 19 patrimônios mundiais tombados pela UNESCO? Ter a possibilidade de visitar todos eles também é uma das grandes vantagens de morar no Canadá.
Lagos, montanhas, florestas, parques nacionais e uma fauna variada que muito provavelmente não encontrará no seu país: lobo cinzento, urso polar, castores, entre outros. Como se isso não bastasse, você pode ver ao vivo as mais incríveis auroras boreais.
10. Esportes radicais
Se além das belas paisagens você quer um pouco de aventura, outra vantagem de morar no Canadá é que você pode aproveitá-las enquanto a adrenalina toma conta do seu corpo. Estamos falando do berço dos esportes mais populares: ciclismo, canoagem, caminhadas e montanhismo.
E você pode praticá-los como amador ou se tornar um profissional.
Em diferentes lugares do Canadá existem muitas rotas habilitadas para caminhadas. A mais famosa de todas são as Montanhas Rochosas, que atravessam quatro parques nacionais igualmente conhecidos: Banff, Yoho, Kootenay e Jasper.
Além disso, se você quiser praticar esportes de inverno, Whistler é o seu lugar. Aqui você não só pode praticar esqui, montanhismo ou snowboard, mas também se tornar um guia.
Aproveite as vantagens de morar no Canadá
Se você chegou até aqui, é um bom sinal. Para não te deixar sozinho, vamos resumir os passos e dicas de como morar no Canadá para que você saiba por onde começar e que sua experiência seja inesquecível e benéfica.
Clique nos links dos nossos artigos com informações detalhadas para não perder nada. Iremos mostrá-los a seguir, não pare de ler!
Passos para morar no Canadá
Existem diferentes maneiras de entrar no Canadá. Você pode fazer um curso ou procurar oportunidades de emprego. Em todos os casos, você precisará de certa documentação e seguir alguns passos para evitar problemas de imigração e não se perder no caminho.
Primeiro, selecione sua cidade. Talvez você esteja interessado em Montreal para aprender francês; Whistler, para esportes de inverno ou Toronto; porque você é mais parecido com as grandes cidades.
De acordo com os seus interesses, você deve escolher entre as cidades do Canadá aquela que melhor se adapta a isso.
Em seguida, escolha um curso ou oportunidade de trabalho. Lembre-se que se você decidir estudar inglês no Canadá, não poderá trabalhar, por ordem governamental. Mas você pode estudar e trabalhar com outros tipos de cursos, como o Co-Op, por exemplo.
Quando tiver tudo decidido, solicite seu visto. Os tipos de visto mais comuns para o Canadá são o de estudante e o de Working Holiday para esses casos, mas também os que citamos acima: Open Work Permit e Post Graduate Work Permit.
E compre um seguro médico internacional. Eles aprovaram seu visto? Excelente! O próximo passo é adquirir um seguro saúde internacional. Este é um requisito importante para entrar no Canadá.
Eles aprovaram seu visto? Bem, compre suas passagens e faça as malas. O grande momento se aproxima e, claro, você terá que pegar um avião para viajar até o Canadá e começar sua nova aventura.
Você pode criar alertas de voo em plataformas como o Skyscanner, e depois otimizar o espaço na sua mala, levando apenas o que precisa, o resto você consegue lá.
Dicas para morar no Canadá
Para que você aproveite ao máximo as vantagens de morar no Canadá como estrangeiro, deixamos algumas dicas úteis antes e durante a sua estadia.
A primeira é que você tenha sua documentação em ordem e em mãos. Passaporte, registro de estudo ou carta convite, seguro médico. Tenha seus documentos em ordem e com antecedência, para não ter problemas na hora de querer entrar no Canadá.
Você deve organizar suas despesas. Economizar é muito importante nesses casos. O melhor que você pode fazer é organizar e administrar bem suas finanças até conseguir trabalhar e gerar novas fontes de renda.
Você pode usar um caderninho clássico, uma planilha de Excel ou os novos aplicativos para controlar seus gastos.
Além disso, não alugue uma acomodação estando no seu país. É melhor fazer isso pessoalmente para evitar decepções. Antes disso você pode reservar alguns dias em um hostel, e depois começar a busca por uma nova casa e morar no Canadá.
E por último, aproveite. Como você já viu, a vida no Canadá é cheia de variedade, respeito e inclusão, então relaxe. Claro, essa mesma abertura é o que você deve trazer.
Estude e trabalhe no Canadá com a Smart Travel
Sem dúvida, o Canadá é um país cheio de oportunidades. Principalmente se você for estudante! Se você não acredita, veja todas as vantagens de fazer um desses cursos de Tecnologia.
Primeiro, você pode aliar isso ao trabalho, o que é bom para você ganhar algum dinheiro. Além disso, você pode fazer estágios em empresas e obter experiência profissional qualificada.
Em segundo lugar, a indústria tecnológica tem uma grande procura de trabalhadores. Assim, com a sua graduação você poderá obter um visto de trabalho que lhe permitirá desenvolver seu perfil profissional ao lado de mentes brilhantes e inovadoras.
Você pode até se tornar um residente! Mas, se quiser saber mais sobre isso, selecione uma experiência e preencha um formulário. Assim, podemos lhe dar assessoria personalizada e tirar todas as dúvidas que você tiver sobre morar no Canadá.
Esperamos o seu contato, futuro Smarter!
Muito legal
Perfect 👏 👏 👏