https://smarttravel.tur.br/blog/

Religião em Dubai: Conhecendo as Práticas Religiosas neste Emirado 

Adeus aos preconceitos, é hora de saber que a religião em Dubai, mais do que dividir, é uma desculpa para unir. 

Se você pensava que a religião em Dubai seria um impedimento para aproveitar os melhores dias da sua vida, prepare-se para o que está preste a ouvir! Você está a um passo de descobrir as religiões presentes em Dubai e a maneira como levará sua experiência cultural para o próximo nível. 

Vamos começar! 

Vantagens de conhecer sobre religião em Dubai 

Sem dúvida, estar informado é a melhor forma de tomar grandes decisões. E quando falamos de religião em Dubai, é uma desculpa perfeita para desmantelar mitos e perder o medo de conhecer uma das cidades mais fascinantes do mundo. Aqui estão as vantagens de aprender sobre religião em Dubai! 

Você será o número um da tolerância e do respeito 

Para os ocidentais, a religião em Dubai costuma ser um tema tabu, certo? Porém, quando você passa um tempo entre os moradores locais, percebe que a cidade respeita muito a diversidade religiosa. Ao aprender sobre religião em Dubai você terá ferramentas que lhe permitirão apreciar os diferentes cultos e ser o rei ou a rainha do respeito e da tolerância. 

Desfrute de sua arquitetura tradicional 

Assim como acontece quando você sai para conhecer lugares emblemáticos como a Sagrada Família em Barcelona ou Notre Dame em Paris, as religiões em Dubai contam com locais exclusivos de culto e devoção. Ao visitar a cidade você ficará impressionado com a arquitetura das mesquitas e templos. Além disso, você entenderá mais a fundo o estilo e o simbolismo de cada um. 

Uma janela para o mundo 

Aprender sobre religião em Dubai permitirá que você descubra novas formas de viver, pensar e crer. Você descobrirá um mundo completamente novo, cheio de belezas únicas. Na verdade, permitirá que você seja mais empático e compreensivo, não apenas com outras religiões, mas com outros estilos de vida. Em suma, você será um verdadeiro cidadão do mundo. 

Islã em Dubai: a religião majoritária do emirado 

Não é segredo que nos Emirados Árabes Unidos a religião predominante é o Islã. Na verdade, 76% dos residentes em Dubai são muçulmanos e a cidade é, sem dúvida, um exemplo disso. 

A coisa mais importante que você deve saber sobre religião em Dubai é que, embora o Islã seja a religião oficial, outros cultos coexistem na cidade sem problemas de qualquer tipo. Ao contrário do que fomos levados a acreditar, quando você estiver estudando inglês em Dubai, você descobrirá que a cidade é mais aberta a mudanças do que você pensava, religiões e modos de vida interagem de forma completamente normal! 

No mais puro estilo das aulas de história, o Islã foi introduzido no Oriente Médio com a fundação de Meca na Arábia Saudita e tornou-se popular entre as regiões com o profeta Maomé no ano 630 dC. 

Exemplo de sua cultura e tradições, muitos dos feriados em Dubai estão diretamente relacionadas à religião. Por exemplo, em setembro é comemorado o nascimento do profeta Maomé e em julho é comemorado o início do ano novo muçulmano. 

Durante os seus tempos de estudante, você verá que em alguns edifícios oficiais, mesquitas e em alguns centros comerciais o chamado à oração é feito 5 vezes ao dia. Durante estes momentos de oração, apenas os muçulmanos podem entrar nas mesquitas

Outras religiões presentes em Dubai: Cristianismo, Hinduísmo e Sikhismo 

Você provavelmente está se perguntando: e quanto à outra porcentagem de locais e estrangeiros? Que religião eles seguem? 

Tudo bem! A religião em Dubai é diversificada e há espaço para todos. Dá uma olhada! 

  • Cristianismo em Dubai: São cerca de 13% da população em Dubai e graças às políticas de imigração flexíveis, este número tem aumentado nos últimos anos. Ao estudar inglês você encontrará cerca de 40 igrejas de diversas denominações, e os cristãos podem celebrar publicamente suas festas tradicionais. Você vê que é verdade que Dubai é uma cidade para todos? 
  • Hinduísmo em Dubai: É uma das religiões mais fortes de Dubai e isso porque grandes empresários hindus se estabeleceram na cidade junto com algumas das melhores empresas do mundo. Graças à sua contribuição social e económica, a cidade fez do Hinduísmo uma das religiões mais presentes na cidade. 
  • Sikhismo em Dubai: Como consequência do Hinduísmo e do Islã, nasceu o Sikhismo, uma das religiões mais jovens. Esta religião em Dubai deve a sua presença ao hinduísmo e compartilha com ele alguns templos espalhados pela cidade, como o Templo de Shiva na Za’abeel Road. 
  • Budismo em Dubai: Mais um exemplo de que a religião em Dubai não é um assunto que divide a cidade, muito pelo contrário, uma desculpa para deixar preconceitos para trás! Nos Emirados Árabes Unidos existem cerca de 300.000 budistas com seus próprios templos e locais de meditação. Em seu passeio você encontrará centenas de monges reunidos em templos onde compartilham esta prática milenar. 
  • Judaísmo em Dubai: É talvez a menor comunidade de Dubai, mas não a menos importante. Eles têm a sua própria sinagoga em Dubai, embora mais do que uma sinagoga seja uma casa que funciona como ponto de encontro dos judeus na cidade. Legal né?!

Conheça as mesquitas mais emblemáticas de Dubai e a sua importância cultural e religiosa 

Centenas de mitos e preconceitos foram criados em torno de Dubai, como o fato de não poder sair para festejar, de não haver baladas na cidade ou de a vida social ser igual a 0. Nada poderia estar mais longe da realidade e do que ela busca oferecer! Dubai oferece muito para seus visitantes e estudantes! 

A cidade conseguiu manter um equilíbrio entre a sua infraestrutura e as vibrações da modernidade com a religião, cultura e tradições que a caracterizaram. Prova disso são as mesquitas, que além de serem um local muito importante para a religião em Dubai, são espaços para conhecer as raízes, a herança islâmica e a comunidade. 

E embora na Smart Travel tenhamos um guia completo sobre as mesquitas de Dubai que você sem dúvida irá adorar, aqui estão algumas das mesquitas de maior relevância religiosa em Dubai. Dá uma olhada! 

  • Mesquita Jumeirah: É, sem dúvida, a mesquita mais importante de Dubai e um dos pontos mais visitados da cidade. O melhor é que a Mesquita Jumeirah abre as suas portas aos não-muçulmanos. Desta forma você poderá fazer uma visita guiada pela sua arquitetura e história. Incrível! 
  • Grande Mesquita de Dubai: Também conhecida como “Mesquita Al Farooq Omar Bin Al Khattab”, preserva a fabulosa arquitetura tradicional, cheia de detalhes e segredos. Foi uma das primeiras mesquitas a abrir as portas aos não-muçulmanos e, ao visitá-la, descobrirá que os passeios educativos são muito populares. 
  • Mesquita Al Noor: Esta é uma das maiores mesquitas e o local ideal se quiser aproximar-se da religião de Dubai e conhecer em primeira mão os seus costumes e tradições. A Mesquita Al Noor é inspirada na Mesquita Azul de Istambul e as suas visitas guiadas são um dos planos preferidos dos nossos alunos. 

Celebrações religiosas em Dubai: o mês sagrado do Ramadã e Eid al-Fitr 

Como também acontece no seu país, a religião em Dubai tem datas e dias de celebração muito importantes aos quais você pode aderir desde que mantenha o respeito pelos costumes e tradições. 

Uma das celebrações religiosas que os locais mais apreciam é o Ramadã, mês de jejum, reflexão e oração que, dependendo do ano, é celebrado em datas diferentes, mas mantém a fé e o fervor. 

Por sua vez, “Eid al Fitr” é a Festa do Fim do Jejum e é um momento em que as famílias se reúnem, partilham a mesa e celebram juntas o fim de mais um Ramadã. É a nossa época favorita do ano! 

Se você está se perguntando, mas o que é comemorado no Ramadã? Aqui estão alguns motivos pelos quais esta celebração vai conquistar o seu coração. 

  • Dê uma mão a quem mais precisa. Ao longo do mês diferentes comunidades se reúnem para ajudar as famílias menos favorecidas. Um gesto ao qual você também pode aderir fazendo voluntariado em Dubai. 
  • Também cheira a festa para você? O melhor do Ramadã é que a vida noturna faz mais sentido e você verá oferta de comidas, bebidas, luzes e, principalmente, união familiar. 
  • Muita cultura. Você verá que as ruas estão repletas de tradições que você não conhecia além de muitos eventos religiosos. Você pode participar de eventos sobre religião em Dubai, exposições e passeios educativos. Tudo para mostrar como é morar em Dubai
  • 100% de respeito. Celebrações como o Ramadã ou o Eid al-Fitr lembram que a vida é aprender e aproveitar cada momento da sua vida.  

Nossos conselhos e regras a seguir em Dubai em relação à prática religiosa e cultural 

A primeira coisa que você deve levar na mala para Dubai ou qualquer lugar do mundo é uma boa dose de respeito pela sua cultura e tradições. É por isso que hoje trazemos para você nossas dicas e regras para desfrutar da religião em Dubai conforme manda a lei. 

  • Respeite onde quer que você vá. Dubai, Malta, Canadá ou até mesmo dentro do seu país… O respeito é a bandeira que lhe permitirá desfrutar da sua aventura pelo mundo sem problemas. 
  • Tenha cuidado com as roupas. Como estrangeiro você pode se vestir como quiser em Dubai. No entanto, você deve evitar transparências e decotes em locais sagrados para a religião em Dubai.
  • Hora do Ramadã! Durante o mês de jejum você não precisa se juntar aos muçulmanos, mas deve privar-se de comer e beber em público enquanto durar o horário de jejum. Na verdade, você encontrará muitos restaurantes fechados e um ambiente mais frio nesta época. 
  • Chamada para oração. Você ouvirá a chamada 5 vezes ao dia. Você pode participar e refletir, ou pode seguir sua vida evitando distrair aqueles que estão orando. 
  • Adeus aos beijos. Claro que você pode abraçar e beijar seu parceiro, mas faça isso com cautela e em locais que não sejam públicos. Esses gestos podem ser vistos com maus olhos entre os moradores locais. 
  • Álcool sim, mas não muito. Você pode desfrutar de alguns drinks com os amigos, desde que o faça nas casas noturnas, discotecas e bares da cidade. 
  • Fotos com flash. Evite tirar fotos de moradores locais enquanto eles estão em dias de oração ou em mesquitas. Ou, antes de fazê-lo, peça autorização e certifique-se de que é um local adequado para levar uma lembrança fotográfica. 

Temos certeza de que sua experiência em Dubai será marcada por respeito, diversidade e charme. Basta conhecer a religião de Dubai para perceber que na cidade mais inovadora e cosmopolita do mundo todos são bem-vindos

Agora é a sua vez de descobrir não só a religião de Dubai, mas suas ruas, prédios, comidas, cursos, escolas e muito, muito mais. Na Smart Travel queremos ajudá-lo a encontrar o visto que melhor se adapte aos seus objetivos, a melhor escola de inglês e o curso com o qual você chegará tão alto quanto o próprio Burj Khalifa

O que você me diz, vejo você em Dubai? 

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *