Apesar de não ser a cidade mais famosa da Califórnia, San Diego é um destino que não deixa a desejar em nada as outras cidades. Localizada no litoral sul do estado, esta cidade se caracteriza por seu estilo de vida tolerante e multicultural, e por suas praias incríveis. É por isso que, todos os anos, muitos jovens que querem estudar nos Estados Unidos decidem morar em San Diego.
Claro que, quando se trata de morar na Califórnia, San Diego se destaca por mais do que suas praias. A cidade é conhecida como America’s Finest City por seu clima (se você procura sol quase 24 horas por dia, 7 dias por semana, este é o destino perfeito), a qualidade da educação e a oferta de atividades ao ar livre.
Embora certamente você saiba disso e o que está se perguntando é como viver em San Diego, certo? Então, fique à vontade, porque neste guia mostramos como é o estilo de vida, as melhores áreas residenciais, algumas atividades de lazer, requisitos de viagem e muito mais. Leia e prepare-se, vamos embora!
Razões para morar em San Diego
Uma das principais razões para morar em San Diego é que há praias por toda parte! Sem dúvida, isso é uma das coisas que mais gostamos neste destino, admitimos. No entanto, esta cidade tem muito mais a oferecer.
O sistema de transporte é muito eficiente e liga a cidade de ponta a ponta. A menos que você queira enfrentar o trânsito, não recomendamos dirigir.
Devido à sua economia próspera, a qualidade de vida em San Diego, embora cara, é muito boa. Além disso, os bairros são seguros, já que o índice de criminalidade é de apenas 3,75%.
A cidade está classificada em 79º lugar no ranking da QS University como uma das melhores cidades estudantis do mundo por suas escolas, universidades e vida noturna!
A cidade está cheia de imigrantes, então os cidadãos de outros países se sentem em casa desde o primeiro dia e se desenvolvem em um ambiente que integra a cultura do mundo.
Como é a vida em San Diego?
Se você está se perguntando como é viver em San Diego, a primeira coisa a dizer é que o estilo de vida é muito descontraído. Além disso, esta cidade se caracteriza pela sua diversidade, já que aqui vivem pessoas de todo o mundo. Para saber melhor, leia as seções a seguir.
Estilo de vida de San Diego
Embora seja uma das cidades mais movimentadas da Califórnia em todos os aspectos, a vida em San Diego é tranquila. Na verdade, os habitantes de San Diego são conhecidos por viverem despreocupados, o que não deve surpreender você, já que a cidade é cercada de lugares para se conectar com a natureza. Assim qualquer pessoa tem seus chakras alinhados!
Além disso, morar em San Diego significa abraçar a filosofia de “uma mente sã e um corpo são”. É que muitos San Diegans são amantes de esportes e alimentos orgânicos. Claro, de vez em quando, eles pecam com um hambúrguer.
Costumes e tradições de San Diego
O multiculturalismo é uma das principais características da vida em San Diego. De fato, 24,1% da população é de outros países. Além disso, a cidade fica a 20 minutos do México e a área tem um passado como colônia espanhola, por isso seus costumes são misturados e com toques hispânicos marcantes.
- Se você é um amante da cerveja, não perca a San Diego Beer Week, onde mais de 150 cervejarias vendem todos os tipos de cervejas artesanais.
- Reserve um ingresso para o San Diego Film Festival, pegue um pouco de pipoca e assista a filmes independentes, curtas e documentários de diretores de todo o mundo.
- Se sinta no México durante o Oceanside Dia de los Muertos Festival! Em honra desta tradição, constroem altares e organizam danças tradicionais.
- Perca a voz no KAABOO Music Festival, que reúne artistas e bandas de ponta como Kings of Leon, Snoop Dog e One Republic.
- Desfrute de samba e bossa nova, comida latina e desfiles coloridos no Brazil Carnival, que atrai mais de 60.000 pessoas a cada ano.
Comidas típicas de San Diego
Quando falamos em morar em San Diego, a comida tem que ser mencionada porque reflete a diversidade da cidade, e todos nós amamos comer! Na cidade tem restaurantes italianos, japoneses e até franceses, então a variedade de pratos é enorme, mas selecionamos 4 bem gostosos para você:
Atenção: estes pratos despertam o apetite e alguns aumentam o colesterol.
- Os tacos de peixe frito frescos com alface e muita pimenta chipotle são uma receita tão popular que se encontram por toda a cidade.
- A pizza ao estilo da Califórnia tem uma massa fina como a de Nova York e é coberta com coberturas muito típicas de San Diego, como abacate ou queijo de cabra.
- Com 2.000 calorias deliciosamente gordurosas, as batatas fritas com carne assada com guacamole, creme azedo e queijo são um clássico de San Diego.
- Os burritos da Califórnia têm carne assada, batatas fritas, queijo e coentro, pico de gallo, cebola ou guacamole. Se você é radical, junte tudo!
Uma dica! Acompanhe esses pratos e mate sua sede com uma cerveja Double IPA gelada, que é a especialidade de San Diego.
Clima de San Diego
Sem dúvida, um dos principais motivos para morar em San Diego é o clima. É verdade que às vezes chove e o termômetro cai alguns graus, mas a cidade tem cerca de 266 dias de sol por ano e a temperatura média anual é de 9 a 22° C. No entanto, há pequenas variações dependendo da estação:
- Verão (julho a agosto). As temperaturas variam de 17 a 25°C e os dias são bastante quentes, mas a umidade é um pouco insuportável.
- Outono (setembro a novembro). Nessa época, começam as chuvas e as temperaturas oscilam entre 12 e 25°C. A vantagem é que há menos umidade.
- Inverno (dezembro a fevereiro). O termômetro marca de 9 a 18 °C nesses meses e chove com mais frequência. Apesar disso, você pode passear pela cidade.
- Primavera (março a maio). Esta é a estação mais ventosa e apresenta temperaturas de 12 a 20 °C. A boa notícia é que as praias estão começando a esquentar.
Custo de Vida em San Diego
Tenho certeza de que você está se perguntando quanto custa morar em San Diego e não podemos mentir para você. Essa cidade é linda e cheia de oportunidades, mas o custo de vida é bem alto.
Calcule que, por mês, você precisa de pelo menos $ 2.000 para cobrir essas despesas:
- Alugar um quarto ou alugar um apartamento.
- Pagamento de luz, água e serviço de internet.
- A compra mensal de mantimentos. Recomendamos compras no Walmart, Target ou Grocery Outlet, que são supermercados mais acessíveis.
- O bilhete de transporte.
- Despesas de lazer e entretenimento, é claro.
*O orçamento do custo de vida em San Diego é meramente referencial e pode variar.
Transporte em San Diego
San Diego é uma cidade enorme, uma das maiores cidades dos Estados Unidos, mas é tão bem conectada que é fácil ir de um lugar para outro. Além disso, o sistema de transporte é composto por várias linhas e é eficiente. Mas, abaixo, explicamos melhor como funciona.
Trolley
Morando em San Diego, o que você mais vai usar é o Trolley. Este trem chega a 54 estações da região metropolitana que são conectadas por estas linhas que funcionam de segunda a domingo das 05h00 às 00h00:
- A Linha Azul vai da estação La Jolla UTC até o terminal San Ysidro Transit Center, no sul.
- A Linha Laranja vai da Estação Courthouse, a oeste, até o Terminal da Avenida Arnele, a leste.
- A Linha Verde vai da estação 12th & Imperial Transit Center no centro até o terminal Santee Town Centre no Noroeste.
- A linha prata funciona em dias agendados e passa pelo centro da cidade.
Informações mais detalhadas, podem ser consultadas na página oficial do Trolley System.
Coaster
O trem Coaster conecta lugares para morar no centro de San Diego com aqueles no norte do condado de San Diego. O atendimento é de segunda a domingo e abrange as seguintes áreas:
- Zona 1 (5 estações): Oceanside, Carlsbad, Encinitas e Solana Beach.
- Zona 2 e 3 (3 estações): centro da cidade.
Visite o site oficial da San Diego Coaster para mais informações.
Sprinter
O Sprinter é outro trem que chega ao condado de North (norte do condado de San Diego). O horário é de segunda a sexta-feira das 4h00 às 21h00 e aos fins-de-semana das 10h00 às 18h00. Ele passa por estas 4 zonas:
- Oceanside (7 estações): Oceanside Transit Center, Coast Highway, Crouch Street, El Camino Real, Rancho Del Oro, College Boulevard e Melrose Drive.
- Vista (3 estações): Vista Transit Center, Civic Center-Vista e Buena Creek.
- San Marcos (3 estações): Palomar College, San Marcos Civic Center e Call State San Marcos.
- Escondido (2 estações): Nordahl Road e Escondido Transit Center.
Verifique a página do Sprinter para obter mais informações.
Ônibus
Chegar a lugares para morar em San Diego de ônibus é fácil, pois há 97 rotas que cobrem a cidade e a metade sul do condado de San Diego. Na página do sistema de ônibus, eles fornecem mais informações.
Cartão PRONTO
É verdade que você pode comprar os tickets separadamente. Porém, para usar o transporte em San Diego, o melhor é ter um cartão PRONTO porque você economiza! Você pode obter o cartão no site do San Diego Metropolitan Transit System, nas máquinas de venda automática de passagens e na MTS Transit Store.
Melhores áreas para se viver em San Diego
Há muitos lugares para se morar em San Diego, pois existem mais de 100 bairros na cidade. Alerta de spoilers: todos eles têm charme, então escolher para onde ir não é tão fácil. Por isso, escolhemos 5 áreas que são as melhores.
Downtown
Se é óbvio que morar por lá é mais caro, Downtown é um dos melhores lugares para se viver em San Diego! A poucos passos você encontra museus, teatros, cinemas e outras atrações muito interessantes da cidade. É importante dizer que, esta área está dividida em 7 distritos:
- Columbia (a oeste) é principalmente um distrito comercial.
- Core está em todo o centro e é o distrito comercial.
- Cortez Hill (a nordeste) é um bairro residencial com cafés e lojas.
- East Village (a leste) é o maior bairro da cidade e possui cafés e restaurantes exclusivos.
- O Gaslamp Quarter fica a 10 minutos do centro da cidade e é o bairro com mais vida noturna de San Diego.
- Little Italy (noroeste) é um bairro famoso por seus restaurantes italianos e galerias de arte.
- Marina (sudoeste) é um bairro renovado onde existem hospitais, hotéis, lojas e vários condomínios.
North Park
Distância do centro: aproximadamente 20 min de transporte público.
North Park é um bairro a sudoeste de Balboa Park que é conectado pelas linhas de ônibus 1, 2, 6, 7, 10, 11 e 215. Esta área é muito popular por seu estilo moderno e forte atmosfera multicultural que se manifesta em lojas e galerias de arte.
Além disso, é um dos melhores lugares para se viver em San Diego com uma vida noturna agitada (que não inveja em nada o Gaslamp Quarter). Por exemplo, na 30th Street existem cafés, restaurantes, bares e discotecas para todos os estilos, e microcervejarias onde vendem cervejas bem geladas.
Mission Valley
Distância do centro: 30 min mais ou menos de transporte público.
Mission Valley é um distrito conectado pela Green Line que é conhecido por suas ofertas de entretenimento. Como se não bastasse, há uma boa variedade de condomínios e apartamentos, já que a área é bem grande e está dividida em 2: Mission Valley East (a leste) e Mission Valley West (a oeste).
Outra característica de um dos lugares para se viver em San Diego é que é uma área muito comercial. Aqui, encontram-se 3 centros comerciais muito importantes (Fashion Valley Mall, Hazard Centre Mall e Westfield Mission Valley), entre outras lojas.
Pacific Beach
Distância do centro: 30 min mais ou menos de transporte público.
O que mais te atrai em San Diego são suas praias? Então esta é a área ideal para morar em San Diego! A costa da Pacific Beach se estende por quilômetros desde o píer de Mission Bay até La Jolla. Ah, e tem uma atmosfera boêmia e estudantil irresistível.
Admitimos que também adoramos Pacific Beach porque tem uma vida noturna muito animada. No Ocean Front Walk, um boulevard de frente para o mar e com cerca de 54 km, há restaurantes, cafés e bares, lojas e hotéis para todos os gostos e bolsos.
La Jolla
Distância do centro: 54 min mais ou menos de transporte público.
Para fechar essa lista de lugares para morar em San Diego está La Jolla. Antes de tudo, alertamos que é uma área bastante cara, já que muitas casas e condomínios são de luxo. A vantagem é que os campus da University of San Diego e da National University estão aqui.
Além disso, existem 7 praias a poucos metros de distância! Ah, e você não precisa ir até o Downtown para se divertir, porque você encontra tudo em um só lugar. La Jolla tem 16 bairros com lojas, restaurantes, cafés, bares, cinemas, galerias de arte e até campos de golfe, pelo que o preço da acomodação compensa.
Lazer em San Diego
Em nossa opinião, San Diego é o pacote completo! É que há boa gastronomia, praias que apaixonam à primeira vista e uma vida cultural muito ativa. Além disso, há tanto para fazer em San Diego que ficar entediado é difícil, senão impossível. Dê uma olhada nesses roteiros para que você possa ver do que estamos falando.
Aproveite todas as atrações do Balboa Park
- Endereço: 1549 El Prado, San Diego, CA 92101.
- Horário: o dia todo.
Na Smart Travel, gostamos de chamar o Balboa Park de “Central Park de San Diego”, porque é tão bonito quanto, embora seja muito maior. No total, são 3 milhas quadradas de terra repletas de árvores, estátuas, jardins e teatros, então há muito o que fazer quando você decidir morar em San Diego. Dá uma olhada!
O parque tem 17 museus de arte e história. Os nossos favoritos são o da aeronáutica, o da ciência e o dedicado à fotografia.
O pavilhão e os teatros ao ar livre apresentam shows de marionetes, apresentações de balé, concertos sinfônicos e outros eventos no parque.
O Zoológico de San Diego é o lar de coalas, pandas, tigres, pássaros, répteis de várias espécies e 3.700 outros animais.
Os 19 jardins do parque possuem flores e plantas de todos os tipos. Alguns são trazidos da Austrália e do Japão, e outros são nativos da Califórnia.
O Complexo Esportivo Morley dispõe de 25 campos de ténis, zonas de tiro com arco, ciclovias, campo de golfe e piscina.
Visite a Old Town e faça uma viagem no tempo
- Endereço: 4002 Wallace St., San Diego, CA 92110.
- Horário: o dia todo.
Uma das atrações imperdíveis de San Diego é a Old Town. Especialmente se você é um viajante que ama história, já que este bairro é o primeiro assentamento europeu na cidade. A maioria dos edifícios data do século XIX e, segundo as fofocas, são mal-assombrados!
Outra coisa que amamos neste lugar é que há restaurantes em todos os lugares! Todo viajante gastronômico deve experimentar os pratos mexicanos, italianos, franceses e japoneses que são vendidos aqui. Claro, tudo preparado no melhor estilo californiano para que você possa saborear os sabores locais.
Divirta-se como uma criança no Belmont Amusement Park
- Endereço: 3146 Mission Blvd., San Diego, CA 92109.
- Horário: de segunda a domingo, a partir das 11h00 (o horário de fechamento varia de acordo com o dia da semana).
Se você ama parques de diversões, confie em nós, este não deixa nada a desejar. Em frente à costa, tem montanha russa, karts para você se sentir em um jogo do Mario Bross, atração de gravidade 0 e mais 17 brinquedos para você se divertir morando em San Diego.
Você também pode desfrutar de outras atrações, como laser tag e labirinto de laser, ou pular em uma tirolesa e elevar sua adrenalina ao máximo. E quando o corpo já não aguentar, coma uma pizza ou um taco num dos restaurantes, ou relaxe no bar da praia enquanto toma um cocktail.
Dê um mergulho nas melhores praias
Quando você pensa na vida em San Diego, a primeira coisa que vem à mente é praia, praia, PRAIA! Bem, não é para menos se considerarmos que existem mais de 31 em toda a cidade que não deixam a desejar em nada as do Caribe e você ainda pode surfar e se divertir ao sol da Califórnia. Selecionamos 5 muito top:
- Mission Beach fica em frente ao Belmont Amusement Park e, além de boas ondas, tem uma vida noturna agitada.
- La Jolla Shores é ideal para os aventureiros, pois há falésias e cavernas para explorar de caiaque ou a pé.
- La Jolla Cove está entre as melhores praias dos Estados Unidos por suas águas cristalinas onde você pode mergulhar.
- Coronado Beach é uma cidade a 17 minutos de carro do centro da cidade e tem praias para surf, bodyboard ou banhos de sol.
- Oceanside é outra cidade a 47 minutos de San Diego com praias de surf para iniciantes e viajantes mais experientes.
Festa até o amanhecer
Ao procurar uma festa na Califórnia, San Diego não decepciona! A cidade ocupa a 9ª posição no ranking do US News de cidades com a melhor vida noturna. Não é incomum porque, no Gaslamp Quarter, existem mais de 50 bares e mais de 10 casas noturnas animadas.
Ei, mas há outras áreas para festejar. Por exemplo, Hillcrest é um dos lugares para se viver em San Diego onde há bares LGBTIQ+. Outros bairros que também são festivos são North Park e South Park, perto de Balboa Park, com seus locais modernos que oferecem música ao vivo.
Cursos de inglês em San Diego
É inegável que uma das vantagens de morar em San Diego é o acesso a uma educação divertida, dinâmica e de qualidade. Não surpreendentemente, a cidade está em 11º lugar no ranking das melhores cidades dos Estados Unidos para estudar pela QS University!
Se seu objetivo é estudar inglês em San Diego, você tem boas opções! Em geral, os cursos duram de 1 semana a 1 ano e as escolas oferecem programas intensivos e gerais dependendo do seu nível. Em ambos os casos, você aprende a ler, ouvir, escrever e falar com professores certificados.
Requisitos para morar em San Diego
Quaisquer que sejam suas razões para morar em San Diego, você precisa de um visto americano, que é o seu passe de entrada para a Sunshine City. Agora, dependendo dos seus objetivos, você precisa de um visto específico, mas explicaremos isso a seguir. Tome nota e não perca nada.
Viajar para San Diego como turista
Para morar em San Diego por um tempo como turista, você precisa de um visto B1/B2. Esta autorização é válida por até 10 anos, mas são as autoridades da embaixada que definem o tempo. Além disso, ao chegar na cidade, um oficial de imigração informa quantos meses você pode ficar.
Com este visto você pode fazer cursos de idiomas! Leia nosso artigo sobre estudar inglês nos Estados Unidos com visto de turista onde explicamos quais são as condições.
Viajar para San Diego sem visto de turista
Se você é cidadão ou possui dupla cidadania de Portugal, Itália ou da Espanha, pode viajar para San Diego sem a necessidade de visto de turista pelo programa Visa Waiver. Para isso, você precisa de uma Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA), que tem validade de 2 anos e permite permanecer na cidade por 90 dias em cada viagem.
Faça a solicitação neste site do Departamento de Segurança Interna.
Viajar para San Diego como estudante
Quer estudar em San Diego? Portanto, solicite um visto F-1 * se estiver se matriculando em cursos de inglês ou na universidade, ou um visto M-1 se estiver pagando por um curso vocacional (técnico). Ambos são válidos até que você termine seu programa.
OBSERVAÇÃO: Existe outra permissão, o visto J-1, que permite que você estude se participar de um programa de intercâmbio do governo. Neste site do Departamento de Estado, você tem informações.
Estude em San Diego com os cursos Smart Travel!
Desnecessário será dizer que, para morar em San Diego e aproveitar ao máximo sua estadia por lá, você deve ter um bom nível de inglês.
Então não perca tempo, preencha o formulário e escolha a melhor opção de curso com a ajuda dos nossos consultores.