Poucos feriados religiosos, como o Natal e a Páscoa, têm um impacto global tão grande quanto o Dia de St. Patrick. É o festival mais conhecido da Irlanda, tão famoso quanto cheio de singularidades.
Por isso, compilamos 11 curiosidades sobre o St. Patrick’s Day que vão te surpreender. Quanto você sabe? Leia até o final porque você não sabe o 11º!
11 fatos que você não sabia sobre o dia de St. Patrick
Março é o mês de St. Patrick e é uma data que nunca passa despercebida na Irlanda, Austrália, Canadá e outros países que se pintam de verde para pular como duendes.
Temos certeza de que, pelo menos uma vez na vida, você comemorou o Dia de St. Patrick. Mas você sabe do que se trata? Pois bem, vamos revelar 11 curiosidades sobre o Dia de St. Patrick, padroeiro da Ilha Esmeralda, que com certeza você não sabia.
1. O Dia de St. Patrick era um feriado religioso sem cerveja!
Você já deve ter desconfiado. Se for um santo, a festa tem origem religiosa.
Porém, atualmente o St. Patrick’s Day é uma festa pintada de verde, cerveja e comida típica irlandesa, você já deve ter visto em fotos e vídeos atuais. Bem, nem sempre foi assim.
Antes de 1970, havia uma lei que proibia o consumo de álcool durante o festival mais famoso da Irlanda… então a celebração era baseada em meros ritos religiosos.
2. A cor verde de St Patrick’s surgiu anos depois.
Diz a lenda que St. Patrick, em sua missão de introduzir o catolicismo na Irlanda, usou trevos para facilitar. Como assim?
A famosa planta de três folhas se encaixa perfeitamente na Santíssima Trindade. No entanto, não é a única versão.
Originalmente, a cor azul clara representava a Irlanda. O trevo foi usado pelo movimento de independência da Irlanda, que mais tarde, com sua popularidade, foi levado para comemorar o Dia de St. Patrick como o emblema nacional que é atualmente.
3. St. Patrick não era irlandês… whaaat?
Falando em St. Patrick, vamos rever um pouco de sua história. Na Escócia, no ano 387, nasce uma criança chamada Maewyn Succat. Aos 13 anos ele é sequestrado e levado para a Irlanda para trabalhar como escravo.
Após 6 anos, ele consegue escapar e vai para a França. Lá ele estudou para ser padre e mudou seu nome para Patricius. Após alcançar seu objetivo e evangelizar a Ilha Esmeralda, ele faleceu em 17 de março de 493. Agora você também sabe por que é a data central do Dia de St. Patrick.
4. Este dia é comemorado em todo o mundo, por quê?
Nem tudo é verde esperançoso na celebração do Dia de St. Patrick. Se é comemorado em todo o mundo, é devido à massiva emigração irlandesa, principalmente para os Estados Unidos. Mas o que os fez se espalhar pelo mundo?
Os anos entre 1846 e 1852 foram muito difíceis devido à Grande Fome que impossibilitou a vida na Irlanda. Mesmo assim a tradição irlandesa sobreviveu a distância daqueles que emigraram e se espalhou por todo o mundo.
5. O maior desfile não acontece na Irlanda…tssss
As cidades da Irlanda são pintadas de verde e ninguém escapa das comemorações do Dia de St. Patrick. Mas são os Estados Unidos que roubam a cena.
Por razões geográficas, é óbvio que os Estados Unidos acomodam mais pessoas. Mas os Yankees organizam o maior desfile do Dia de St. Patrick do mundo. A Quinta Avenida em Nova York fica lotada com mais de 2 milhões de pessoas em um enorme desfile cheio de alegria, cerveja e duendes.
6. Um rio é pintado de verde para o Dia de St. Patrick
Quando se trata de comemorar o Dia de St. Patrick, eles levam isso muito a sério. Tanto que em Chicago, o rio de mesmo nome é totalmente tingido de verde para combinar com a cor característica da data.
Claro, o pigmento é um corante natural que não polui. Na verdade, a ideia nasceu em 1962, quando o então prefeito, Richard Daley, usou essa técnica para detectar quais fábricas jogavam lixo no rio.
A propósito, você sabia que a Irlanda é um dos países ecológicos mais reconhecidos do mundo? A Ilha Esmeralda faz jus ao seu apelido.
7. E sim, eles também bebem muita cerveja verde…
Se você pode pintar um rio de verde para o Dia de St. Patrick, como não produzir cerveja verde? Se você quer saber qual é o gosto, então…. cerveja. A tinta que eles colocam não tem sabor e é inofensiva.
Além disso, as cervejas verdes são vendidas aos milhões no Dia de St. Patrick. Se tiver que comemorar, que seja sem brigas.
“Drown the shamrock” é uma gíria muito popular entre os irlandeses e significa algo como: beber álcool até ficar bêbado. Mas essa expressão se torna mais popular nas comemorações do Saint Patrick’s Day.
8. Em St. Patrick é realizado o ritual “Afogar o trevo”
É comum colocar um trevo na lapela enquanto você curte e participa do desfile. Para fechar o dia, nada como se juntar para brindar com cerveja ou whisky e aqui deve fazer o seguinte:
- Retire o trevo da lapela e coloque-o no copo.
- Faça o respectivo brinde: Sláinte!
- Retire a folha do copo e jogue-a atrás do ombro esquerdo
- Agora sim, pegue!
Fazer este curioso ritual lhe trará boa sorte. Não é à toa e você está curtindo a Irlanda e suas curiosidades?
9. Leprechauns são excelentes em festas
Acima mencionamos os Leprechauns. Eles são os protagonistas da mitologia irlandesa. A palavra vem do gaélico “lepreachán” e é usada para se referir a esses seres de natureza dual (material e espiritual) que habitam a Irlanda: os elfos.
No Dia de St. Patrick, vestidos de baile em verde característico fazem sua aparição. Embora, de acordo com a tradição, eles também apareçam com jaquetas vermelhas brilhantes, sapatos com fivelas e chapéus. Cuidado, eles são travessos!
10. Correção: Os Dias de St. Patrick porquê? São 5!
Temos falado sobre o Dia St. Patrick, mas o correto é fazê-lo no plural, já que as comemorações do St. Patrick’s Day duram mais de um dia. Principalmente em Dublin, o festival dura 5 dias e tem o dia 17 de março como data central, claro.
Em Cork também é comemorado em grande estilo e reúne mais de 50 mil pessoas. Em termos de números, os organizadores afirmam que o benefício econômico dos desfiles do Dia St. Patrick supera os 73 milhões de euros graças ao turismo e às vendas.
11. Dia de St Patrick visto do espaço.
Poderíamos dizer que St. Patrick está literalmente no céu? Não sabemos. Mas o que é certo é que além de ser comemorado em todo o mundo, também chegou ao espaço.
A Estação Espacial Internacional emite luzes verdes da órbita da Terra no Dia de St. Patrick, e os astronautas comemoram em seu próprio estilo em gravidade zero. Uma loucura!
Comemore o Dia de St. Patrick na Irlanda com a Smart Travel!
Se você quer comemorar o Saint Patrick’s Day, nada como fazê-lo em seu lugar de origem: a própria Irlanda. E já que você está nas místicas terras gaélicas, porque não viver uma experiência única?
Você pode fazer a viagem da sua vida e se lançar para estudar e trabalhar na Irlanda. Imagine viver na terra dos trevos, aprender sobre a milenar cultura irlandesa, fazer novos amigos e dar um impulso incrível ao seu currículo. Com a Smart Travel você pode viver tudo isso e muito mais.
Estude inglês na Irlanda por 6 meses e tenha acesso à possibilidade de trabalhar ou se especializar na sua área profissional. Clique no link, preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato para te passar os detalhes de forma personalizada e sob medida.
Dê o primeiro passo para mudar sua vida hoje! Estaremos te apoiando em tudo que você precisar. Comece sua aventura hoje e… Nos vemos na Irlanda!
Meu sonho!!!
Ainda bebo uma Guinness em Dublin, em NY tbm não seria nada mal, kkkk