O salário-mínimo na Nova Zelândia em janeiro de 2023 é NZD 21,20 (dólares neozelandeses) por hora. Este é o valor antes dos impostos e aumenta a cada 1º de abril de cada ano, quando o ano fiscal começa. No entanto, existem outras questões a ter em conta quando se fala em ganhar um salário neste país.
Neste artigo, respondemos às perguntas mais frequentes sobre quanto você ganha na Nova Zelândia. Além disso, contaremos como conseguir um emprego se você deseja viver uma temporada aproveitando as oportunidades e os encantos deste destino. Tudo pronto? Estamos prestes a decolar, apertem os cintos!
Quanto você ganha por mês com o salário-mínimo na Nova Zelândia?
O salário-mínimo na Nova Zelândia é expresso em horas. Para fazer um cálculo mensal, você deve saber que a jornada de trabalho neste país é de 40 horas semanais em período integral e 20 horas em meio período.
Então, se você conseguir um emprego na Nova Zelândia e ganhar o mínimo, é apropriado fazer o seguinte cálculo:
21,20 x 40 (8 horas por dia de segunda a sexta) = 848
848 x 4 = NZD 3.392 por mês
Portanto, o que você ganharia bruto trabalhando na Nova Zelândia em período integral é NZD 3.392 por mês. A partir daí, você deve deduzir as despesas fixas:
- Aluguel
- Alimentação
- Impostos
Observe que em alguns países, como Austrália e Nova Zelândia, os pagamentos são feitos semanalmente. Isso se aplica a salários e despesas como aluguel ou cursos de inglês.
Quanto se paga de imposto na Nova Zelândia?
Como dissemos no início do artigo, o cálculo do seu salário está fora do pagamento de impostos. O cálculo é feito proporcionalmente ao seu rendimento anual e o regime em vigor estabelece o seguinte:
Para rendimentos entre NZD 14.000 e NZD 48.000 por ano, a taxa de imposto é de 17,5%.
Ou seja, ganhando o salário-mínimo na Nova Zelândia em tempo integral (40.704 NZD), eles vão descontar 17,5% ao mês, então você terá 2.798,40 NZD por mês na sua mão.
Para saber mais sobre impostos na Nova Zelândia, dê uma olhada no site do IRD, que é o número do contribuinte com o qual você pode trabalhar formalmente no país.
Que tipos de empregos oferecem o salário-mínimo na Nova Zelândia?
Agora que você sabe quanto pode ganhar, deve estar se perguntando quais empregos oferecem o salário-mínimo na Nova Zelândia.
Antes de mais detalhes, você deve ter em conta que o mais habitual é que os empregos com salário-mínimo correspondam a cargos não qualificados ou com pouca experiência, próprios para estudantes.
Dentre os empregos com salário-mínimo mais demandados na Nova Zelândia, destacam-se:
- Recepcionistas
- Ajudantes de cozinha
- Empregados em fast-food
- Serviço doméstico
- Garçons
- Cuidadores
- Balconistas
- Serviços de limpeza
- Trabalhadores rurais
Você deve saber que, apesar de serem empregos com salário-mínimo, geralmente acaba ganhando mais que isso, já que o salário também depende da empresa, das horas extras, da sua experiência e das gorjetas, se for o caso.
Para ter uma ideia melhor, dê uma olhada no buscador do Indeed, que te dá uma visão geral de quais são as principais ofertas de emprego e quanto elas pagam.
Que empregos oferecem remuneração acima do salário-mínimo?
Por outro lado, existem empregos para pessoal qualificado que oferecem remuneração acima do salário-mínimo da Nova Zelândia. A pergunta é: você pode conseguir um desses empregos na Nova Zelândia como estrangeiro? A resposta é sim, mas você deve seguir o processo apropriado.
A melhor forma é indo estudar na Nova Zelândia, pois sua carreira terá bases sólidas para conseguir melhores posições. Entre as profissões mais procuradas neste país, destacam-se:
- Profissionais de TI
- Especialistas em banco de dados
- Engenheiros civis
- Contadores
- Arquitetos
- Desenhistas
É possível viver com o salário-mínimo na Nova Zelândia? Da para economizar?
Para saber se você pode viver com o salário-mínimo na Nova Zelândia, primeiro você precisa saber qual é o custo de vida aqui. No entanto, é difícil fazer um cálculo preciso, pois existem diversas variáveis que determinam esse valor, como a cidade e bairro em que você mora, o tipo de aluguel e seu estilo de vida.
Diante disso, o que você pode fazer é um cálculo aproximado com base no seu pagamento mensal, após impostos, e quanto você desconta de acordo com as despesas:
- Despesas fixas (aluguel, alimentação, luz, internet, telefonia, transporte)
- Despesas adicionais (passeios, academia, assinaturas diversas)
Então, vamos fazer uma simulação aproximada de quanto você teria para economizar se decidisse morar e trabalhar na Nova Zelândia e mais especificamente em Auckland, uma das principais cidades onde há diversas das oportunidades acadêmicas e de trabalho para estrangeiros.
Se você ganha NZD 2.798,40 por mês e mora em uma residência estudantil em Auckland, deve considerar estas despesas aproximadas:
- Aluguel: NZD 800 por mês (NZD 200 por semana)
- Supermercado: NZD 320 por mês (NZD 80 por semana)
- Eletricidade e água: NZD 180
- Internet fixa: NZD 80
- Plano de dados móveis: 40 NZD
- Transporte público: passe mensal de NZD 120
Total a ser considerado: 1.540 NZD
Então, para economizar você teria: 2.798,40 – 1.540 = 1.258,40 NZD
No entanto, se você notou, não incluímos despesas extras como academia (cerca de NZD 50) ou uma noite em um bar (cerca de NZD 30). Tudo depende de quanto você quer economizar. Mas poder, claro que pode!
O que fazer se lhe for oferecido um emprego que pague menos do que o salário-mínimo?
Embora o salário-mínimo na Nova Zelândia seja de NZD 21,20 por hora, há uma exceção relacionada ao tipo de funcionário que você é.
É que se você for iniciante ou estagiário, seu salário-mínimo será de 16,96 NZD por hora. Isso é o que é organizado pelo governo da Nova Zelândia.
Ou seja, se lhe oferecerem uma remuneração inferior à correspondente, é aconselhável rejeitá-la, pois não é legal. As leis trabalhistas na Nova Zelândia são muito rígidas.
E se, for o caso em que a empresa que você trabalha te pagar um salário muito abaixo do que foi acordado no contrato, pode recorrer à ERA (Employment Relations Authority) para resolver os conflitos trabalhistas.
Como conseguir um emprego na Nova Zelândia?
Para encerrar o assunto, queremos contar resumidamente como conseguir um emprego na Nova Zelândia e cumprir seu objetivo de viver uma aventura completa no país.
A seguir, explicamos as etapas e requisitos que você deve cumprir para alcançá-lo como estrangeiro.
Requisitos para trabalhar na Nova Zelândia como estrangeiro
Os principais requisitos para trabalhar e começar a ganhar um salário-mínimo na Nova Zelândia são os seguintes:
- Ser maior de idade
- Ter um passaporte válido
- Ter um visto de trabalho
- Mostre que você sabe inglês
- Adapte seu currículo ao padrão da Nova Zelândia
- Processar o IRD
- Obter um número de telefone local
- Abra uma conta bancária na Nova Zelândia
É comum ver muitas pessoas que decidem emigrar para a Nova Zelândia como estudantes, já que o Fee Paying Student (visto de estudante) oferece aos estudantes estrangeiros a oportunidade de estudar e trabalhar meio período.
Passos para conseguir um emprego na Nova Zelândia como estrangeiro
Como resumo, listamos os passos a seguir para conseguir um emprego neste destino para que você saiba por onde começar sua busca.
- Escolha sua cidade.
- Processe seu visto.
- Adapte o seu CV e traduza-o.
- Faça as malas e pegue o melhor voo.
- Obtenha seu número de telefone e abra sua conta bancária.
- Processe seu IRD.
- Obtenha sua licença de trabalho de acordo com seu campo.
- Agora é só procurar um emprego!
Estude e trabalhe na Nova Zelândia com a Smart Travel
Conseguir um emprego e ganhar o salário-mínimo na Nova Zelândia é apenas o pretexto para viver uma aventura em grande estilo, se você se dedicar a isso. Lembre-se que este é um destino de oportunidades e aventuras, e na Smart Travel ajudamos você a alcançar essa experiência.
Estude inglês na Nova Zelândia por mais de três meses e consiga um emprego formal para viver o verdadeiro estilo de vida Kiwi. Se preferir, temos mais opções de estudos em nosso site. Entre e preencha seus dados para receber nossa assessoria personalizada e gratuita.
Você está a apenas alguns cliques de ter a aventura de sua vida na Nova Zelândia. Vamos juntos fazer parte da nossa grande comunidade!