https://smarttravel.tur.br/blog/

Currículo no Canadá | Dicas e modelos para uma aplicação perfeita!

Ouça esta matéria no nosso – Radio Blog!

Você tem tudo pronto para estudar no Canadá? Bem, você deve saber que procurar um emprego em seu novo destino é uma ótima ideia. Então, seria ideal que ao chegar no Canadá você tivesse um currículo “estilo canadense”.

Na Smart Travel sabemos que uma das dúvidas mais recorrentes é como trabalhar no Canadá. Bem, além de ficar de olho no mercado de trabalho, aconselhamos que você tenha um currículo adaptado aos padrões canadenses.

Em outras palavras, que você tenha um “resume”, como chamam o currículo no Canadá. Não sabe como fazer? Não se preocupe! Aqui, vamos te dar todas as dicas, modelos e informações de que necessita para tornar o seu novo CV à prova de balas.

Anote ae!

Modelos de currículos para trabalhar no Canadá

Bem, agora temos uma visão geral de como fazer um currículo canadense de sucesso. Agora temos que ver como deve ser feito ou apresentado.

Como você sabe, existem vários tipos de currículos ou resume, mas no Canadá dois são usados ​​principalmente: o modelo funcional e o modelo cronológico. Vamos vê-los em detalhes:

Modelo Funcional

Ordene a informação com base nas competências adquiridas ao longo da experiência profissional. É mais adequado para pessoas que se formaram recentemente, passaram longos períodos sem trabalhar ou mudaram de carreira.

Com esse modelo de currículo, as mudanças ao longo do tempo são camufladas e as habilidades profissionais são mais destacadas.

Modelo Cronológico

Coloque as experiências em ordem decrescente de data, do seu último emprego ao mais antigo. É indicado para pessoas com muita experiência e que sempre estiveram trabalhando.

Modelo Híbrido

É a mistura dos dois modelos anteriores e também é uma opção muito popular, pois permite mostrar suas habilidades e, ao mesmo tempo, seu histórico profissional.

Qual você deveria fazer? Bem, você usará um ou outro, dependendo do tipo de trabalho ao qual deseja se candidatar.

Por isso, insistimos no fato de que ter um currículo personalizado para cada cargo e ocasião aumentará suas chances de conseguir um emprego no Canadá.

Itens que seu currículo deve ter

Por outro lado, ao montar seu currículo para procurar emprego no Canadá, você deve se certificar de que ele atende a certos requisitos. Se você incorporá-los, terá uma chance muito maior de se destacar dos outros candidatos.

Todos os currículos devem obedecer ao seguinte:

Inclua informações de contato no topo de todas as páginas, embora lembre-se de que é melhor ter apenas uma página.

Não deve faltar a informação relevante para o cargo a que se candidata, destacando as mais importantes.

Inclua detalhes específicos de marcos profissionais, como um projeto relevante, uma bolsa de estudos ou um prêmio. Se possível, inclua figuras.

Inclua informações sobre voluntariado e causas altruístas nas quais você participou.

Use subtítulos para separar as diferentes seções. Por exemplo: Experiência de Trabalho e Educação.

Destaque as informações mais relevantes em negrito. Especialmente palavras-chave relacionadas ao cargo e à empresa.

Estruture as informações na forma de uma lista com marcadores, pois facilita a leitura.

Concentre-se no que a empresa quer de você e no que você pode oferecer. Mantenha sempre a abordagem personalizada. Seja breve e direto com as informações.

O que você não deve incluir no seu resume

Assim como destacamos as informações que um currículo deve ter para chamar a atenção dos recrutadores, também existem alguns aspectos que no Canadá não são facilmente perdoados. Tenha em mente que os costumes lá são diferentes dos do seu país de origem.

Entre outras questões, cuide para que seu currículo não caia em nenhum desses erros:

Você não deve incluir fotos, pois os currículos anglo-saxões nunca as têm para evitar discriminação de qualquer tipo.

Você também não deve fornecer informações pessoais, como seu estado civil, nacionalidade, status de imigração, orientação política ou sexual.

Por outro lado, evite referências, hobbies, passatempos e aspirações salariais, a menos que eles peçam especificamente.

Se lhe pedirem referências, anexe-as em documento à parte e se lhe pedirem que inclua a pretensão salarial, faça-o na carta de apresentação.

Não inclua experiência profissional que tenha tido há mais de 10 anos. Isso é pré-história.

Você não precisa colocar datas específicas, pois seu currículo ficará muito mais bonito com mais espaços em branco. Basta colocar os intervalos de ano (por exemplo, 2012-2016).

Evite falar na primeira pessoa (“eu”, “meu”, “mim”). Em vez disso, use um estilo impessoal ou a terceira pessoa (“Trabalhei em…”).

Evite textos injustificados, parágrafos longos e fontes que dificultem a leitura (seja simples!).

Checklist antes de enviar seu currículo

Bom, se o seu currículo já atende aos requisitos citados acima, está tudo pronto para você enviar, certo? Ainda não! Antes, você deve fazer uma última revisão. Preste especial atenção a:

  • Erros ortográficos: Embora possa parecer óbvio, um texto mal escrito pode falar mal do candidato. Se necessário, peça a um falante nativo ou a um tradutor que revise o texto antes de enviá-lo.
  • Estrutura: Antes de enviar, verifique como fica impresso. Às vezes, alguns arquivos ficam desbalanceados na hora de mudar o formato e isso pode acabar deixando o documento com uma imagem ruim.
  • Formato PDF: É o mais correto para ser baixado e lido. Evite enviá-lo em Word ou formato similar.
  • Dados: Observe que as informações da empresa ou instituição para a qual você está enviando o currículo estão corretas e bem redigidas.
  • Detalhes de contato: Eles estão claramente visíveis e em todas as páginas?
  • Toque pessoal: Ao enviar seu currículo por e-mail, não esqueça de acompanhá-lo com um pequeno texto demonstrando seu interesse e informando seu contato. E acompanhe sempre. Verifique seu e-mail com frequência e após 2 dias, caso não tenha sido contatado, ligue para demonstrar interesse.
  • Honestidade: Não coloque nada que não seja verdade, isso só vai te trazer problemas.

Currículo para o Canadá: recursos úteis para montá-lo

Por fim, queremos destacar algumas ferramentas e recursos úteis que você pode usar para criar seu currículo. Temos a certeza que com esta ajuda irá criar um currículo que se destaca dos demais. Aqui vão eles:

Se você quer saber como estudar e trabalhar no Canadá, na Smart Travel estamos à disposição para te ajudar em todo o processo.

Além disso, o site da Upwork está repleto de recursos para preparar seu currículo ou resume para trabalhar no Canadá, bem como a carta de apresentação e a entrevista de emprego.

Na hora de montar seu currículo, use o programa de edição Piktochart, que permitirá criar um formato de currículo em forma de infográfico que pode ajudá-lo a se destacar dos demais. Mas lembre-se de que, dependendo do cargo e da empresa, eles vão valorizar currículos mais sóbrios ou mais criativos.

Estude e trabalhe no Canadá!

Se você tem interesse em estudar e trabalhar no Canadá, você está no lugar certo! Porque, na Smart Travel, temos as experiências educacionais perfeitas para você fazer acontecer.

Por exemplo, você pode se inscrever em nossos cursos de Hotelaria. Esta carreira está em alta demanda e as oportunidades de emprego são muito atraentes. Além disso, graças a este programa, você pode trabalhar meio período enquanto estuda.

Se você está interessado nesta experiência, selecione um curso e preencha um formulário. Assim, aconselhamos sem custos. Até breve, futuro Smarter!

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *