Procurar emprego no Canadá pode representar uma mudança de vida, uma oportunidade de crescer e realizar seus sonhos, o problema é quando você enfrenta uma barreira tão poderosa quanto a linguagem. Então, dá para trabalhar no Canadá sem falar inglês?
Neste artigo procuramos te dar uma resposta contundente a uma questão tão complexa. Também exploramos algumas opções para trabalhar no Canadá e resolvemos a barreira do idioma para facilitar a procura de emprego.
Se você realmente quer saber se é possível trabalhar no Canadá sem saber inglês, fique na página e junte-se a nós nessa busca por respostas.
É possível trabalhar no Canadá sem falar inglês?
Sem mais delongas, a resposta é sim, é possível trabalhar no Canadá sem saber inglês, mas nem sempre essa é a melhor opção. Isso se deve ao tipo de trabalho que você pode conseguir neste país sem dominar o idioma.
Ao contrário do que você possa pensar, saber inglês não é pré-requisito para conseguir um emprego no Canadá. O governo canadense garantiu que haja uma grande variedade de empregos em que você não precisa ser fluente em inglês.
O Canadá é um país multicultural e multilíngue, o que significa que muitas línguas são faladas em seu território devido aos muitos imigrantes de todo o mundo. Essa característica é tão marcante que até o país possui dois idiomas oficiais: o inglês e o francês.
São tantos os imigrantes de outros países que é comum vê-los reunidos em comunidades de um determinado bairro ou setor da cidade. Nas principais cidades canadenses, como Vancouver, Toronto ou Montreal, você certamente encontrará uma ou mais comunidades de língua latina ou espanhola.
Essas pequenas empresas são um grande apoio ao procurar trabalho no Canadá, pois podem ajudá-lo a conseguir um emprego. É sempre bom obter ajuda de pessoas com as quais você compartilha raízes, especialmente quando você não fala o idioma local.
O problema é que, embora seja possível trabalhar no Canadá sem falar inglês, os empregos serão discretos com remuneração mínima. Além disso, é muito raro o governo canadense conceder permissões de trabalho a estrangeiros que não falam o idioma.
Então… como trabalhar no Canadá sem falar inglês?
Como você pode ver, não é fácil conseguir um emprego no Canadá sem dominar o idioma. Por conta disso, muitas pessoas pensam em estudar inglês no Canadá e trabalhar ao mesmo tempo, mesmo que em meio período; o problema é que isso não é possível.
Outros países, como Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Emirados Árabes e Malta, permitem que estudantes de idiomas trabalhem meio período. O Canadá não oferece essa possibilidade, portanto outras alternativas são necessárias.
Por exemplo, procurando um subemprego, como faxineiro, embalador ou pedreiro. Esses tipos de cargos não exigem um alto nível de inglês, mas você deve estar ciente de que precisa falar e entender pelo menos o básico do inglês; Se não, como você se candidata a um emprego no Canadá sem saber como se apresentar?
Quer conhecer nossa recomendação? Você poderia começar estudando inglês em uma boa escola, o suficiente para manter uma conversa. Depois, você pode optar por fazer um curso Co-Op no Canadá.
Os cursos Co-Op são programas práticos focados na preparação do trabalhador. A vantagem é que o Canadá permite que os alunos trabalhem em cursos Co-Op, principalmente se estiverem trabalhando em algo relacionado ao seu curso, ou seja, se você estudar um Co-Op mecânico de automóveis, poderá conseguir um emprego em uma oficina mecânica. Assim você estaria estudando e ganhando experiência ao mesmo tempo, e após terminar o curso poderá escolher várias opções.
Você pode voltar para casa e colocar em prática todos os seus estudos e experiência obtidos no Canadá ou pode optar por uma Post Graduation Work Permit e continuar trabalhando neste país MA-RA-VI-LHO-SO!
Já que estamos no assunto, vamos falar sobre permissões, vistos e requisitos para trabalhar no Canadá, seja sem falar inglês ou com fluência no idioma.
Requisitos para trabalhar no Canadá
Em primeiro lugar, é necessário ter uma permissão e um visto para poder trabalhar no Canadá. O visto de turista (visitor visa) ou o eTA não permitem que você consiga um emprego no Canadá, então você deve optar por outros tipos de vistos.
Study Permit
A primeira opção é uma permissão de estudo. Este não é um visto em si, é mais como uma permissão que lhe dá a oportunidade de estudar e trabalhar no Canadá por toda a duração do curso ou programa que você frequenta com duração mínima de 6 meses.
Esta autorização é voltada para estudantes, portanto, você só pode trabalhar em seu tempo livre, ou seja, meio período. Dessa forma, o governo obriga você a estudar como a parte mais importante da sua viagem.
Working Holiday Visa
O Working Holiday Visa é um dos vistos mais populares para o Canadá. Isso porque permite que você entre no Canadá para estudar e trabalhar meio período por 6 meses. Agora se você só quer trabalhar, pode fazê-lo em tempo integral por um ano.
Com o WHV, além disso, você tem a possibilidade de estender sua estadia por mais um ano. Ou seja, você pode trabalhar no Canadá por até dois anos. Nada mal, certo?
Se você escolher esta rota, é melhor que junto com o WHV você obtenha uma Permissão de Trabalho Aberta. Esta permissão permite que você trabalhe em qualquer cidade do Canadá para qualquer empregador.
Post Graduation Work Permit
Se você optou pela opção de estudar no Canadá para um diploma ou um curso Co-Op e está a poucas semanas de se formar, a Post Graduation Work Permit é uma opção ideal. Esta permissão permite que você trabalhe no Canadá em período integral por até 3 anos após a formatura.
Como conseguir um emprego no Canadá?
Vamos falar um pouco sobre como é procurar emprego no Canadá. Como você pode imaginar, existem muitos empregos e vagas disponíveis neste país, mas não necessariamente é fácil encontrá-los.
No Canadá, eles levam as oportunidades de emprego muito a sério, e é por isso que se certificam de obter o melhor candidato disponível para o cargo. No entanto, com boa atitude e paciência, você certamente conseguirá a posição que procura.
Primeiro de tudo, você tem que procurar vagas. Para isso, você pode se ajudar com ferramentas como quadros de empregos digitais. Esses portais de busca de emprego dedicados são uma grande ajuda ao procurar um emprego no Canadá.
Portais como o LinkedIn são especialmente úteis; Bom, além de procurar emprego, você tem a possibilidade de fazer networking. Ou seja, conectar-se com outras pessoas que atuam na mesma área de atuação, e todos sabemos o quanto os contatos são importantes.
Falando em contatos, outra ótima opção é perguntar em comunidades de brasileiros. Muitos dos membros dessas pequenas sociedades conhecem empregos ou empregadores que precisam de ajuda. Já mencionamos essa ajuda indispensável, principalmente se você pretende trabalhar no Canadá sem falar inglês.
Depois de ter algumas vagas em vista, é hora de se candidatar a elas. Para isso, você precisa de um currículo perfeito para o cargo.
Currículo para o Canadá
Inicialmente, e embora pareça óbvio, é preciso preparar um currículo em inglês. Além disso, considera que o ideal é não usar o mesmo currículo para todas as vagas; Para obter o melhor resultado possível, você deve preparar currículos específicos para cada vaga.
Considere a vaga para a qual você está se candidatando, agora pegue suas melhores qualidades, habilidades e experiências que estão diretamente relacionadas à vaga e dê destaque a elas em seu currículo. Isso ajudará você a chamar a atenção para seus melhores pontos fortes.
Você também deve ter em mente para fazer uma Cover Letter. No Canadá, costuma-se usar uma espécie de capa no currículo, onde o candidato fala brevemente sobre si mesmo, suas habilidades e perspectivas de emprego. Como você pode imaginar, também deve ser em inglês.
Por fim, dê um design adequado à vaga. Por exemplo, use um design discreto e profissional para aberturas executivas ou um visual mais fresco, cheio de cores e apelo visual para aberturas criativas. Lembre-se sempre que o seu CV não ultrapasse 2 páginas, na verdade, se você puder fazer isso em apenas 1 folha é muito melhor.
Entrevista de emprego
Como já mencionamos, os canadenses levam as oportunidades de emprego muito a sério. Por isso, não tenha dúvidas de que vai ter que enfrentar uma entrevista de emprego em inglês, seja para um cargo menor ou até mesmo para um emprego temporário.
Mas, como já mencionamos, é melhor que você tenha inglês básico para conversação em suas habilidades.
Empregos no Canadá que exigem um mínimo de inglês
Já concordamos que é possível trabalhar no Canadá sem falar inglês, mas que não é o mais recomendado nem o melhor. Mas mesmo com tudo isso, vamos ver alguns empregos no Canadá que você pode conseguir com um conhecimento mínimo de inglês.
Equipe de limpeza: suas atividades são basicamente voltadas para manter os espaços limpos e organizados. Por ser um cargo que não exige muita comunicação, é possível encontrar ofertas disponíveis sem a necessidade de falar inglês.
Empacotador: Nesta posição, sua principal função é embalar produtos de vários tipos, o que significa que você pode trabalhar em diferentes indústrias. Eles geralmente rotulam os pacotes e acompanham os produtos que foram embalados. É uma boa alternativa trabalhar no Canadá sem falar inglês.
Vigilante: é um cargo em que se exige o desempenho de funções de vigilância e proteção de bens, estabelecimentos, eventos ou pessoas. Eles são encarregados de zelar pela integridade física das pessoas ou dos locais onde trabalham, e os guardas noturnos não precisam de muito domínio do inglês.
Trabalhador em geral: É uma ocupação que possui uma grande variedade de tarefas, pois as funções dependem do setor em que se trabalha e do nível de experiência. Eles geralmente ocorrem no campo da construção e ajudam a erguer andaimes, limpar espaços e auxiliar trabalhadores qualificados.
Viaje para o Canadá com a Smart Travel
Como você pode ver, é possível trabalhar no Canadá sem falar inglês mas, o melhor sempre será ter domínio do idioma para acessar melhores cargos. Por isso é tão importante que, antes de fazer sua viagem de trabalho, você se planeje para aprender inglês.
Para começar, você pode fazer um curso intensivo de inglês no Canadá. Embora não tenha a oportunidade de trabalhar no momento, poderá conhecer o país e se acostumar com a cidade e seus costumes.
Depois de terminar o curso de inglês, junte-se a um Co-op e, agora, você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo. O melhor disso é que você pode ter um trabalho 100% relacionado ao que você está estudando no curso.
Pense bem, é um ótimo plano poder estudar e trabalhar no Canadá. Você só precisa escolher o curso de inglês que mais combina com você, preencher um formulário e pronto, você já terá dado o primeiro passo para atingir seus objetivos.
O que está esperando? Preencha esse formulário agora e prepare-se para viver a melhor aventura da sua vida no Canadá.
Olá, minha esposa e eu queremos viajar para estudar inglês por cerca de 10 meses, mas temos 2 filhos de 5 e 8 anos, eles devem pagar para estudar na província de Alberta? Vancouver e Halifax não queremos, mas nos interessa Alberta.