Quer saber quais são as principais cidades da Austrália para estudar? Em terras australianas você encontra muitas opções, todas com o alto padrão de qualidade de vida típico da Austrália, mas cada uma com sua personalidade e peculiaridades, que você irá acompanhar a seguir.
Se você está lendo isso, sabemos que você está procurando a cidade onde gostaria de viver sua experiência de intercâmbio e esse é um dos pontos mais importantes no planejamento desse projeto. Afinal, se você já tem em mente o país que deseja explorar, é hora de descobrir a cidade que mais combina com o seu perfil.
Meu perfil? Sim, esse é um ponto super importante na hora de considerar qual será a sua nova casa. Para que você aproveite ao máximo este artigo, preste atenção aos detalhes das diferentes cidades da Austrália, para que você possa identificar o seu par perfeito.
Sem mais delongas, “bora” começar com as 7 melhores cidades para estudar na Austrália
1) Sydney
Sydney, sem dúvida, é uma das cidades mais conhecidas quando o assunto é Austrália.
Se seu primeiro impulso foi pensar que vamos começar aqui porque é a capital, você está enganado. Apesar da grande popularidade de Sydney, a capital é Camberra.
Sydney também é capital! Mas apenas do estado ao qual pertence: Nova Gales do Sul.
É a cidade com maior população de todo o país e também do continente, e por isso o estilo de vida é mais dinâmico do que em outras cidades da nossa lista.
Uma cidade adequada para quem busca a grande variedade de opções que as grandes cidades oferecem (há muitos lugares para se divertir ou fazer compras) e que, ao mesmo tempo, pode encontrar a tranquilidade da natureza com as praias que Sydney oferece.
E sol, praia e areia é o que não vai faltar: Sydney tem mais de 70 praias de águas cristalinas. Ou seja, no calor não faltarão opções para você se refrescar em uma delas.
Além disso, há o suficiente para todos os gostos.
Se você gosta de praias dinâmicas e lotadas, pode ir às praias internacionalmente famosas, como Bondi Beach e Manly Beach. Em muitas destas praias, poderá desfrutar do sol e da água, com fácil acesso aos restaurantes e cafés das redondezas.
Se procura uma experiência mais intimista e relaxante, recomendamos que vá a Balmoral Beach, Milk Beach, Shelly Beach e Whale Beach.
Quer encontrar a foto perfeita? Sydney tem várias. Um dos pontos clássicos é a Sydney Opera House, sede de eventos internacionais (como o Festival of Choral Music), localizada no porto de Sydney.
Para passear um pouco, perto da Opera House está o Royal Botanic Gardens, onde você pode passear um pouco entre uma enorme variedade de espécies.
A vida noturna também é super ativa e no famoso bairro de Darling Harbour você encontra cinemas, experiências gastronômicas e museus. Não se preocupe com o carro, o transporte público pode levá-lo aonde você precisar.
É comum encontrar um ônibus de dois andares em Sydney. Dependendo da sua rota, se você conseguir um bom local, poderá ter uma visão da primeira fila de alguns dos locais emblemáticos da cidade. Atreva-se a apanhar o ferry, é uma excelente forma de conhecer a cidade!
Se você é um amante dos animais, sua visita aos zoológicos (são várias opções) não pode faltar. Visite também o maravilhoso Sydney Aquarium, um aquário com túneis de vidro onde você pode ver várias espécies marinhas, incluindo tubarões.
Quanto ao clima, espere um verão muito quente (com temperaturas muitas vezes superiores a 30ºC, chegando às vezes a 40ºC) e um inverno consideravelmente mais frio (mínimos que podem chegar a 5ºC).
Mercado de trabalho: Entre as cidades da Austrália, Sydney é, sem dúvida, a que oferece mais oportunidades de emprego. A demanda por mão de obra está aumentando e a cidade precisa de pessoas que estejam prontas para trabalhar.
Os alunos com uma base sólida de inglês podem facilmente se candidatar a cargos com salários mais altos, como vendedor ou recepcionista.
2) Melbourne
Melbourne está localizada ao sul de Sydney. Uma cidade cosmopolita que foi eleita por 7 anos consecutivos (2011-2017) como a “melhor cidade do mundo” para se viver.
A cerca de 800 km de Sydney, Melbourne é a segunda maior cidade do país e também a capital de outro estado, Victoria.
Embora a distância seja considerável, seu clima é muito semelhante ao de Sydney, mas com um inverno um pouco mais frio.
Quando é época de calor, a temperatura fica bem alta, mas você sempre pode contar com as praias para não sofrer, a temperatura da água é quente o ano todo.
E por falar em praias, não importa onde você esteja em Melbourne, St Kilda é imperdível. Uma praia que possui um grande calçadão, propício para atividades esportivas como vôlei e críquete.
St Kilda também tem um parque de diversões e vários teatros famosos, como o Palais Theatre, o Barkly Theatre e o National Theatre.
Perto dali, acontece anualmente o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Melbourne, evento imperdível para os amantes da velocidade.
Melbourne hospeda muitos eventos e festivais, então você nunca terá falta de atividades para passar o dia.
Também podemos citar eventos esportivos como o Australian Open Tennis (o Grand Slam, que reúne os melhores tenistas do mundo), feiras e exposições como o Melbourne International Flower & Garden Show, festivais de comédia, festivais de música como Melbourne Music Week Melbourne e festivais culturais como o Melbourne Festival.
Se você gosta de gastronomia, Melbourne vai fazer você se apaixonar por seu enorme catálogo de restaurantes e bares, incluindo alguns de 5 estrelas.
Mercado de trabalho: hotéis e eventos são os pontos fortes
A indústria hoteleira é um dos setores em crescimento em Melbourne. Outra possibilidade na cidade são os eventos onde você pode trabalhar como garçom temporário. O Australian Open, a Fórmula 1 e a Melbourne Cup são apenas alguns exemplos dos grandes eventos que acontecem em Melbourne.
Os baristas têm boas oportunidades na cidade, mas é preciso ser rápido na arte de preparar o café. Os habitantes de Melbourne têm um ritmo acelerado, e seu desafio será mantê-lo!
Uma dica: se você quer encontrar um emprego mais rápido, explore os subúrbios. Aproveite a qualidade do transporte público e fuja das movimentadas áreas centrais.
3) Brisbane
Continuando com nossa lista das melhores cidades da Austrália para estudantes, chegamos a Brisbane. A capital de Queensland é a terceira cidade com maior número de habitantes da Austrália.
Brisbane está localizada a 900 km de Sydney e 1.500 km ao norte de Melbourne (o vôo não é tão longo: em 3 horas você pode ir de Melbourne a Brisbane).
Brisbane estaria “acima” de Sydney, a uma distância de mais de 900 km.
É uma cidade muito importante em termos de desenvolvimento econômico e cultural, por esta razão, não é de surpreender que seja uma cidade muito interessante para estudantes que procuram estudar e trabalhar na Austrália.
Além disso, há muitas atividades ao ar livre: o clima é ameno e as pessoas costumam praticar caminhadas, rapel e outros esportes radicais.
No rio Brisbane fica o famoso South Bank Parklands, com 17 hectares de paisagens maravilhosas com várias opções de atividades e uma praia artificial chamada Streets Beach. Você ouviu certo! Uma enorme praia no centro da cidade onde você pode nadar e tomar sol sem nenhum problema.
Uma opção para os moradores de Brisbane fugirem da cidade é dirigir 90 km até a Gold Coast, onde podem curtir um fim de semana na praia sem o fardo de uma longa jornada.
Se você também gosta de vinho e gastronomia, vai se apaixonar pela grande variedade de restaurantes: comida coreana, japonesa, americana, europeia… A oferta gastronômica é enorme!
Mercado de trabalho: restaurantes e cafés
Restaurantes, cafés e mercados são os lugares para enviar seu currículo em Brisbane. Os eventos também são uma oportunidade se você estiver procurando por uma posição temporária.
O turismo em Brisbane não para. Isso significa que restaurantes e hotéis recebem turistas durante todo o ano.
4) Perth
Perth é a capital da Austrália Ocidental, o maior estado do país. A cidade tem uma população bastante grande (2,6 milhões) para o padrão da região onde está localizada; as demais não ultrapassam um milhão de habitantes.
É uma cidade que tem de tudo e é reconhecida por estar entre as 10 melhores cidades para se viver, justamente em 7º lugar!
A cidade se destaca por ser um importante polo industrial e comercial do país e, para não perder o costume, com uma grande variedade de praias.
As primeiras recomendações são: Scarborough Beach, Perth City Beach e, para os surfistas, vale a pena ir até Trigg Island Beach.
Quanto ao clima, Perth é famosa por suas chuvas frequentes no inverno. O frio não é sofrido, a temperatura mínima raramente desce abaixo dos 8ºC.
Os principais eventos na cidade incluem: Australian Property Expo, inovação digital ou fóruns de liderança, simpósios e convenções médicas.
Localizado na Hay Street está o Edwardian Theatre, um Patrimônio da Humanidade que apresenta peças de teatro, óperas e concertos musicais.
Quanto à gastronomia, há cozinhas típicas de vários países e o centro da cidade é bastante concorrido, com diversas opções de lojas para compras.
O Fremantle Maritime Museum é uma boa opção se você quiser aprender mais sobre a história australiana.
Para os mais festeiros, Northbridge é uma ótima opção.
Northbridge um bairro que reúne o antigo e o novo, muito movimentado durante o dia com muitas lojas e shoppings, mas a noite é o que estabelece sua reputação. Você encontrará ótimos pubs e clubes.
Mercado de trabalho: Perth é a quarta maior cidade da Austrália e está localizada na Austrália Ocidental, o estado que mais cresce. Isso significa que, sim, se você quiser, você vai encontrar um emprego.
A construção é uma área de alta demanda em Perth. Todos os dias surgem novos projetos de apartamentos e casas que garantem uma boa renda para os intercambistas que vêm colocar a mão na massa (literalmente falando).
Além disso, a hospitalidade é uma constante como nas cidades anteriores.
5) Adelaide
1.300 km a oeste de Sydney, nos deparamos com a capital da Austrália do Sul: Adelaide, e pode não ser tão famosa, mas é uma ótima cidade! Tem 1,1 milhão de habitantes e ficou em sexto lugar no ranking das melhores cidades para se viver do mundo em 2017. Ficou surpreso? Não deveria…
Aproveitando verões quentes seguidos de invernos muito amenos, a cidade tem uma grande mistura de atividades ao ar livre, belas paisagens, ótimas opções educacionais e uma boa cena gastronômica.
A cidade tem uma das universidades mais antigas do país, a Universidade de Adelaide. Não é incomum encontrar uma atmosfera super internacional no campus (pessoas da América do Sul, Europa e Ásia). Essa universidade, aliás, está entre as melhores do mundo.
Para quem não desiste, Adelaide também oferece uma boa variedade de festas e animação noturna. Aqueles que preferem o ambiente mais calmo e ao ar livre não podem perder o Mt Lofty Ranges e o Barossa Valley Wine Trail.
Embora exija o planejamento de uma viagem, a Ilha Kangoroo (ou KI como os locais chamam) não pode ficar de fora do roteiro. Você pode pegar um voo direto do aeroporto de Adelaide.
A viagem leva 30 minutos e você estará em um refúgio de proteção para animais nativos australianos, como cangurus, coalas, focas e uma infinidade de espécies de aves.
Mercado de trabalho: A principal preocupação dos estudantes em Adelaide é a demanda de trabalho. Se você é daqueles que acredita que esta cidade australiana é uma área rural e carente de empregos, está muito enganado.
A cidade se tornou um epicentro de investimentos. Todos os dias surgem novas lojas e a hospitalidade é também o ponto forte do território.
6) Gold Coast
Sem dúvida, uma das melhores cidades da Austrália para estudar é a Gold Coast. Com pouco mais de 480 mil habitantes, fica também dentro de Queensland e muito próximo de Brisbane (90 km).
O ritmo de vida é bem mais tranquilo do que na maioria das cidades que mencionamos, além de ser a primeira que não é capital de estado.
O verão é super agradável, com temperaturas altas que às vezes causam tempestades tropicais incríveis. É muito comum ver surfistas, já que também é conhecido como Surfers Paradise.
No coração da cidade existe um parque muito famoso chamado Burleigh Head National Park, você vai se surpreender com seus parques aquáticos, assim como um parque da Warner Bros. e Sea World.
Quem procura diversão e interação com outros turistas, por exemplo, vai ao lugar certo. A Gold Coast é um centro muito importante para o turismo na Austrália, então você encontrará uma grande mistura de nacionalidades.
Mercado de trabalho: 13.000 quartos de hotel disponíveis geram AUD$ 335 milhões por ano. A cidade tem potencial para oferecer vagas no setor hoteleiro como Garçom, Auxiliar de Cozinha, Lavador de Louças, Bartender e a lista continua.
Se você gosta de crianças, os serviços de creche também são uma opção popular. Algumas famílias até pedem para o estudante morar com elas.
Finalmente, a construção é outro setor em crescimento em Gold Coast. E, caso você não saiba: os trabalhadores da construção civil costumam ganhar bem na Austrália.
7) Sunshine Coast
Quando falamos em Sunshine Coast, o que vem à mente? Um litoral lindo com praias paradisíacas e muito sol?
Você está certo! Suas praias são lindas e a distância de Brisbane não é superior a 100 km, por isso também está bem conectada.
Com cerca de 300.000 habitantes, a cidade está localizada no estado de Queensland e é vista como um ótimo lugar para quem quer praticar inglês e sua abertura para estrangeiros é uma característica marcante, que proporciona um ambiente ideal para interagir e aprender.
Se o seu objetivo é descansar e relaxar em praias tranquilas, Peregian Beach é o seu lugar. E se eu quiser algo mais extremo? Há também algo para você, você pode encontrar ótimas pausas na Old Woman Island.
Estas foram as melhores cidades da Austrália para estudantes. Você se apaixonou por alguma? Não se assuste, é normal acabar com 2 ou 3 na sua lista de favoritas.
Avalie bem, considerando seu perfil e estilo de vida, qual é a melhor cidade da Austrália para viver seu intercâmbio.
Se você ainda tiver dúvidas, sua melhor opção é falar com um de nossos consultores.
Podem por favor entrar em contato comigo através do meu email🙏🙏🙏