Estudar e morar fora é um desejo que cresce cada vez mais entre pessoas de várias idades, cada um encontra em sua realidade um motivo diferente, aprender um novo idioma, trabalho, vivência internacional, aprendizagem cultural ou “apenas” viajar e ter aquelas férias mais prolongadas de uma rotina de trabalho que em alguns casos começa cedo na vida.
Em grande parte dos casos, a primeira opção em aprender um novo idioma o que vem a cabeça é o inglês, lugares como Dubai, Austrália, Nova Zelândia, Malta e Irlanda, onde os alunos conseguem aprender inglês e ainda ter a possibilidade de trabalhar sempre são lembrados pelos estudantes, mas há sim opções para se aprender outro idioma além do inglês e ainda ter a oportunidade de trabalhar e desta forma conseguir ajudar no orçamento. A Espanha é uma ótima opção para quem busca essa oportunidade!
O espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo, com um número aproximado de mais de 460 milhões de falantes nativos, é uma ótima opção para quem busca um segundo ou terceiro idioma para aprender.
Como funciona?
Para o estudante que busca estudar na Espanha, o processo de visto é feito todo ainda em território brasileiro, ou seja, antes mesmo do seu embarque você já vai com tudo certo, sem precisar de fazer qualquer processo de visto na Espanha. Você terá que fazer uma entrevista presencial no consulado, todo esse processo, pode ser feito por você ou por um despachante, que irá te ajudar nesse processo.
O que vou precisar?
Os requisitos para esse processo de visto serão:
- Carta matrícula original que a escola enviará da Espanha;
- Programa de estudo contratado de no mínimo 180 dias de duração;
- Programa de estudo contratado de no mínimo 15 horas semanais;
- Seguro saúde;
- Comprovação financeira de EUR 580 para cada mês de estudo (recomendado mínimo de EUR 700);
- Antecedentes criminais.
O tempo do processo de visto é de no máximo 3 meses após a entrada no processo, a permissão de trabalho não esta vinculada ao visto, o processo para que o estudante tenha a permissão de trabalho deve ser feita em solo espanhol.
Como conseguir a permissão de trabalho?
Já na Espanha o aluno deverá seguir com alguns processos, o tempo vai variar um pouco e vai depender de aluno para aluno, pois depende do quão rápido ele vai fazer cada um dos processos.
Dar entrada no NIE
O NIE (Número de Identificación de Extranjero) é equivalente ao nosso RG, ele será fundamental para um estrangeiro viver legalmente na Espanha.
Abrir uma conta Bancária.
Esse processos pode ser feito pelo banco de preferência dos alunos, o mais recomendado é que o estudante faça uma pesquisa rápida entre seus colegas de sala, pois as melhores opções hoje, não são as de amanhã, é sempre bom pesquisar sobre as vantagens que cada opção de banco pode te oferecer.
Número de segurança social
Mediante a uma carta (job offer) o estudante pode solicitar na Tesorería General de la Seguridad Social mais próxima de sua casa o seu número de Segurança Social e já pode começar a trabalhar legalmente.
Algumas escolas possuem atividades que ajudam na inclusão de seus alunos no mercado de trabalho como workshops profissionais, ajuda na elaboração de CV dentro dos padrões utilizados na Espanha além de simulações e dicas para entrevista de empregos, que ajudam bastante os alunos durante esse processo. Ficou interessado? Peça já o seu orçamento e mude a sua vida com esse intercâmbio na Espanha.