A tão sonhada estabilidade financeira foi alcançada, seus objetivos profissionais e pessoais por hora também foram alcançados, mas mesmo assim ainda você sente que algo esta incompleto? Um novo desafio e sua realização pode estar em um programa de intercâmbio! Por mais louco que possa parecer, largar o conhecido, e sair da zona de conforto justamente quando o corpo e nossa mente já programada para desacelerar, pode te trazer uma realização em uma experiência única e que por muitas vezes, ficou de lado devido ao trabalho, fazer uma faculdade, o que não falta são motivos para nós desviarmos de alguns sonhos.
Se você se enquadra nesse perfil, e busca uma experiência nova de ficar um tempo fora do país, mas tem receios, só por que passou dos 40 anos, aqui estão 5 dicas para perder o medo e embarcar nesse projeto.
1 – Não fique com medo do novo idioma
O mito de que pessoas maduras possuem mais dificuldade em aprender um novo idioma é falso, pois quando somos mais maduros temos mais foco em nossos objetivos, ao contrário de muitos adolescentes. No geral são os que mais participam das aulas, estudam e por esse motivo tem um melhor aproveitamento durante o programa de estudo.
2 – Aproveite para fazer novos amigos
Fazer ou não amigos durante o intercâmbio é uma preocupação para qualquer idade. Distante do convívio familiar e dos amigos, o medo é de ficar sozinho durante esse período. Mas se você estiver aberto a conhecer outras pessoas, boas amizades podem nascer durante esse período, a maioria dos alunos embarcam para o intercâmbio sozinhos, e estarão na mesma situação que você, estas novas amizades podem e provavelmente irão te acompanhar mesmo a distância mesmo cada um voltando para o seu país.
3 – Esqueça suas rotinas e abra mão de alguns confortos
Ter sucesso no intercâmbio esta muito ligado à como o estudante se adapta ao novo. Tenha em mente que horários de refeição, acordar e dormir podem mudar, isso pode ser uma coisa difícil para aqueles que já são mais regrados, mas aprendendo a ter flexibilidade você pode encontrar vantagens em se adaptar a condições adversas.
Não deixe de aproveitar a cidade que você escolheu para estudar. Muitos travam, quando se veem sem carro, tendo que pegar ônibus ou tendo que fazer caminhadas mais longas, lembre-se, na maioria dos casos esse período passará rápido, além disso, caminhadas podem te mostrar uma cidade muitas vezes não vista por um turista.
4 – Faça atividades diferentes durante o seu intercâmbio
Há programas de estudo combinado com outras atividades, como passeios, viagens, visitas a museus, igrejas e até vinícolas, por isso aproveite, são neles que você usará o que foi aprendido em sala de aula. Fazer viagens curtas a países ou cidades próximas ao destino escolhido irá potencializar o seu aprendizado, além de te dar momentos inesquecíveis.
Também existem grupos de intercambistas voltados para faixa de idade e interesses em comum, isso também pode te ajudar a se sentir mais a vontade.
5 – Verifique sua saúde antes da viagem
Boa parte dos intercambistas tem como preocupação a saúde em um país distante, e não importa a idade quando o assunto é saúde. Por isso, recomenda-se buscar um médico antes do embarque, para fazer todos os exames necessários para saber se a saúde está em dia. Contrate um seguro saúde de qualidade e verifique a cobertura, pois nem todos podem te atender completamente. Fique atento!
Agora é só escolher o país e embarcar, preparado para viver novas experiências?!
Bom dia Smart Travel
Sou professora aposentada e gostaria de estudar em Malta ou no Reino Unido (no verão), me manda um orçamento, por favor!
Obrigada