A Ilha de Malta, por ser um paraíso com belezas naturais e clima ameno, tem caído nas graças de muitas pessoas que desejam se estabelecer em outro país, seja para estudar, trabalhar ou curtir a aposentadoria. Outro atrativo é que o país tem um dos menores custos de vida quando comparado ao restante da Europa, o que o torna ainda mais convidativo!
Os locais em Malta, que são considerados os melhores para se viver, são Valletta, Gozo e Sliema. Cada um possui características próprias que atraem diferentes pessoas, com diferentes objetivos e estilos de vida. Vamos conhecê-los:
Valletta
É o centro comercial da ilha e também a capital de Malta. Tem apenas 6 mil habitantes, 12 ruas paralelas e sete perpendiculares, o que a torna a menor capital da Europa.
A cidade fortificada é um lugar de muita história, destacando-se a arquitetura barroca, fortalezas antigas, belíssimas catedrais e alguns museus. Ela possui mais de 300 monumentos concentrados em uma pequena área, o que atrai muitos turistas e visitantes.
Valletta é uma cidade que realmente se destaca entre as demais, e por isso foi conquistando diversos títulos ao longo de sua história: A Cidade Fortaleza; Umilissima Civitas Valetta – A Muito Humilde Cidade de Valetta; “Uma cidade construída por cavalheiros para cavalheiros”; Obra-Prima do Barroco; Cidade da Arte Europeia e o mais importante, concedido pela UNESCO em 1980, quando foi considerada Patrimônio Mundial de Malta.
Para quem busca morar em um centro comercial, cercado de cultura, é o local ideal.
Gozo
Gozo é uma ilha com cerca de 56 km de costa, com belíssimas praias e outros atrativos naturais. É a segunda maior em extensão territorial entre as demais ilhas do arquipélago.
Tem área de 67 km² e uma população aproximada de 37.400 habitantes. Sua principal cidade é Rabat, também conhecida como Victoria, uma diocese católica independente.
Gozo está a 30 minutos de ferry boat de Malta. Dentre as ilhas habitadas é a menos urbanizada, com mais atrações naturais, dentre elas a formação rochosa Azure Window, que infelizmente desmoronou em março de 2017. Entretanto, a beleza do local continua destacando-se devido a belíssimos poços de água transparente e o azul do Mediterrâneo.
Na ilha também é possível visitar ruínas arqueológicas no templo neolítico de Ggantija e praticar mergulho em uma das muitas praias com areias douradas e finas, como a Ramla Bay. Nessa mesma praia fica a Gruta de Calipso, mais uma bela atração natural do local.
Na capital encontra-se o Forte St. Angelo, edificado no século 12 a.C, quartel general dos Cavaleiros de Malta.
As pessoas que desejam morar em um local que une belezas naturais, e muita história, encontraram o seu lugar.
Sliema
A cidade é muito conhecida por suas diversas lojas, comércio diversificado e bem desenvolvido, cafés e restaurantes de todos os gêneros, que movimentam o local todos os dias e atraem os estudantes de inglês, que chegam em busca de conhecimento e diversão.
Sliema é bem popular também por ser um resort à beira-mar, localizando-se a apenas 5 km da capital Valletta e a meia hora de carro do Aeroporto Internacional.
Esse é o destino para as pessoas que buscam fixar residência em um local movimentado, de muita diversão, com recursos de uma cidade litorânea bem desenvolvida, frequentada por pessoas de todas as nacionalidades.