Um destino que vem crescendo em procura todos os anos é a Alemanha, que cada vez mais da incentivos a profissionais qualificados e recebe de braços abertos estudantes que querem por lá melhorar suas carreiras, além de ser uma das economias mais fortes do mundo onde você terá o ambiente perfeito para um crescimento profissional em uma carreira internacional.
1. Ensino e pesquisa de alta qualidade
As universidades alemãs oferecem excelentes oportunidades de aprendizado e pesquisa. A revista britânica “Times Higher Education” classifica 24 universidades alemãs entre as 200 melhores do mundo.
2. Cursos internacionais atraentes
As universidades alemãs também oferecem um grande número de diplomas de bacharelado, mestrado e doutorado voltados para estudantes internacionais. Dependendo da universidade e da disponibilidade, os alunos podem fazer esses cursos em inglês ou francês, por exemplo.
Em 2018, cerca de 374.538 estudantes internacionais foram matriculados em uma universidade alemã. Isso corresponde a uma participação de 13,2% entre todos os estudantes na Alemanha. A maioria deles vem da China, seguida pela Índia e Áustria.
3. Custo baixo
Ao contrário de muitos outros países, nenhuma taxa de matrícula é cobrada para cursos de graduação em universidades públicas da Alemanha.
O ano universitário é geralmente dividido em dois semestres. Os estudantes em todo o país estão isentos do pagamento das mensalidades. Somente em Baden-Württemberg os estudantes que não são de países da UE têm que pagar mensalidades. Caso contrário, apenas uma taxa semestral deve ser paga, resultando em um valor entre 100 e 300 euros. Em outras palavras, as universidades alemãs oferecem treinamento acadêmico sólido por custos relativamente baixos.
Para viver, os estudantes na Alemanha precisam em média de 900 a 1.000 euros por mês. Você pode ganhar algo nesse sentido, conseguindo um emprego de estudante.
4. Boas perspectivas de carreira
É aconselhável que você estabeleça contatos com empresas adequadas – por exemplo, por meio de um estágio – durante seu curso. Com seu diploma de alemão, você pode marcar pontos em empresas que operam internacionalmente, pois, ao se mudar para a Alemanha, você provou que é flexível e deseja aprender e que fica à vontade em um ambiente internacional.
Estudar na Alemanha também pode render financeiramente. Lembre-se de que os salários diferem de setor para setor e o montante depende de fatores diferentes, como a necessidade no mercado de trabalho de certas qualificações ou experiência profissional. Em média, os graduados da universidade ganharam um salário bruto de 43.000 euros em 2018. Os estudantes de disciplinas de exatas e técnicas, incluindo tecnologia da informação, têm melhores perspectivas salariais em comparação com a média dos graduados.
Lembre-se de que, regra geral, os funcionários da empresa têm que pagar contribuições sociais e são protegidos pelo seguro-desemprego, saúde, assistência de enfermagem, pensão e seguro contra acidentes. Nesse caso, as contribuições são deduzidas diretamente do seu salário.
5. Alta qualidade de vida
O país também possui uma excelente infraestrutura no centro da Europa, além de inúmeras oportunidades para atividades recreativas e viagens.
Além disso, na universidade, você pode fazer muito mais do que apenas estudar: pode participar de um clube esportivo ou grupo de teatro da universidade ou se envolver em atividades sociais ou políticas. Você também pode ir a festas universitárias, festivais de música, cinema ou boates com outros estudantes. Em um curto período, você fará amigos e, através deles, conhecerá o país em que está estudando ainda melhor.