Conforme as leis vigentes de imigração na Irlanda, os brasileiros portadores de passaporte brasileiro viajando para a Irlanda como turista em um período de até 90 dias, ou estudantes que se registraram em um programa educacional, não necessitam de visto para viajar para a Irlanda.
Lembrando que na chegada à Irlanda, o turista ou o estudante deverá apresentar-se ao serviço de imigração que é o único órgão autorizado a permitir ou negar a entrada de estrangeiros no país. Para a segurança de brasileiros viajando para a Irlanda a turismo ou a estudo, sugerimos apresentar no mínimo os seguintes documentos originais para as autoridades de imigração:
- Comprovante de hospedagem para o período que o turista pretende ficar na Irlanda (comprovante de reserva em hotel ou carta-convite);
- Caso seja um estudante é recomendado pelo menos 1 semana de acomodação;
- seguro saúde;
- Caso esteja indo apenas a passeio o turista brasileiro deverá apresentar comprovante de fundos suficientes para se manter durante o período pretendido no país (Não existe um valor prefixado, o que existe é a necessidade de se fazer um cálculo utilizando-se de bom senso, levando em consideração o estilo de vida da pessoa e o alto custo de vida da Irlanda. Se desejar apresentar cartões, sugerimos que o mesmo seja acompanhado de extrato bancário original e atual);
- Para estudantes de longa duração (programa de 8 meses), o valor exigido é de três mil euros;
- comprovante de vínculo com o país de origem (comprovar que precisa retornar ao país de origem);
- passagem de ida e volta (caso a pessoa pretenda fazer outras viagens para depois então retornar para o Brasil, é importante ter em mãos as respectivas passagens, inclusive a de saída da Irlanda na data proposta);
- passaporte com validade de no mínimo 6 meses após a data que se pretende sair da Irlanda;
- todo e qualquer documento comprovando os dados da viagem com dados para contato no caso de a imigração precisar entrar em contato é recomendável.
Recomendamos também que documentos originais em português sejam traduzidos oficialmente para o inglês a fim de ajudar as autoridades irlandesas no momento da entrada.
Para maiores informações mais detalhadas para casos específicos, recomendamos que o viajante entre em contato diretamente com o Serviço de Imigração:
Garda National Immigration Bureau (GNIB).
13/14 Burgh Quay
Dublin 2
Tel: (00 353 1) 666-9130/01
Site: http://www.garda.ie/ >> Search >> Immigration
INIS – Irish Naturalisation and Immigration Service: http://www.inis.gov.ie.
É importante informar que estudantes não podem ter dependentes durante o programa de estudo.
Caso haja alguma dúvida com relação a visto de trabalho recomendamos que as dúvidas sejam direcionadas para o Department of Enterprise Trade and Innovation. Interessados nesse assunto, também podem consultar os sites www.enterprise.gov.ie , www.citizensinformation.ie, www.djei.ie/labour/workpermits/index.htm para mais informações sobre como obter permissão para trabalhar legalmente na Irlanda.
Depois dessas informações é só embarcar para a ilha da Esmeralda!
Sou angolano e gostaria de perceber como posso estudar em Cork
Quero ir p/ lá e nunca mais voltar
Alguem sabe como faço isso? To querendo morar lá